ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Famoso por Drácula e Saruman, actor Christopher Lee morreu aos 93 anos

Data: Quinta-feira, 11/06/2015 00:00
Fonte: Diário Digital

 

Famoso por Drácula e Saruman, actor Christopher Lee morreu aos 93 anos

 

O actor britânico Christopher Lee, famoso por viver no cinema o papel do vampiro Drácula nos anos 1950 e 1960 e o antagonista de longos cabelos brancos Saruman, das sagas «O Senhor dos Anéis» e «O Hobbit», morreu no passado domingo aos 93 anos, em decorrência de problemas respiratórios. A informação foi divulgada esta quinta-feira pelo site do jornal britânico The Telegraph.


Segundo o The Telegraph, citando fontes próximas à família de Lee, o actor morreu no Hospital Chelsea e Westminster, em Londres. O artista estava a receber tratamento há três semanas por conta de uma insuficiência cardíaca e respiratória. No dia 27 de Maio, completou 93 anos no hospital.

 

De acordo com o site britânico, o anúncio da morte de Lee só agora foi divulgado porque a mulher do actor, a ex-atriz e modelo dinamarquesa Gitte Lee (nascida Birgit Kroencke) decidiu esperar até que todos os parentes próximos fossem avisados. O casal ficou junto por mais de 50 anos e teve uma filha, Christina Erika Lee, de 53 anos.

 

Lee também ficou conhecido por dar vida ao Conde Dookan, da série «Star Wars» (nos episódios II e III – «Ataque dos Clones», de 2002, e «A Revolta dos Sith», de 2005), ao personagem Frankestein e a vilões que tentavam atrapalhar as missões do agente 007 nos filmes de James Bond.

 

O actor trabalhou, ainda, em filmes de Tim Burton, como «A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça», «A Fábrica de Chocolate de Charlie» e «Sombras da Noite», e emprestou a voz a personagens de «A Noiva Cadáver» e «Alice no País das Maravilhas». 

 

Nascido em 1922, o britânico iniciou a sua carreira na década de 1950 e foi considerado um dos melhores actores da sua época quando, em 1958, interpretou o Conde Drácula. Desde então, participou de dezenas de produções cinematográficas. Em 2009, recebeu o título de cavaleiro ("Sir") concedido pela Coroa britânica.

 

Em Novembro de 2015, será lançado uma longa-metragem póstuma de Lee, o drama «Angels in Nothing Hill» (Anjos em Nothing Hill).


Lee ainda teve uma carreira musical, que começou em 2004, quando foi convidado a narrar passagens de músicas da banda italiana de metal sinfónico Rhapsody of Fire. A sua prestação foi tão bem recebida que gravou uma canção do álbum e ainda chegou a participar de outros três discos do grupo.

 

Além disso, o actor britânico colaborou na regravação de um álbum da banda de metal Manowar e, em 2012, gravou o seu segundo CD do género, «Charlemagne: The Omens of Death», para comemorar o seu 90º aniversário.

 

Há pouco mais de um ano, em Maio de 2014, Lee celebrou 92 anos com o lançamento de um novo álbum de heavy metal, intitulado «Metal Knight». O disco foi o seu terceiro trabalho musical a solo.

 

O álbum reúne quatro canções originais e mais três versões alternativas. Entre as faixas, há duas canções baseadas em musicais de Dom Quixote, clássico personagem de Miguel de Cervantes; além de «The Toreador March», da ópera «Carmen», de George Bizet, e «My Way», popularizada na voz de Frank Sinatra.