ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT se destaca novamente desta vez na exportações de carnes

Data: Sábado, 19/03/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgados esta semana, de janeiro a fevereiro o produto que teve mais destaque nas exportações de Mato Grosso foi o segmento da carne com um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado.

Dentro desta estatística está a carne de frango que subiu 42% e a carne bovina 29%. Apesar disso, nos referidos meses o Estado teve um leve crescimento de meio por cento em relação a 2010 no total das exportações.

De acordo com a equipe técnica de exportação da Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), o baixo crescimento ocorreu devido às chuvas que afetaram direta e indiretamente a colheita, produção e transporte.

No ranking dos Estados brasileiros que mais exportam Mato Grosso permanece em décimo lugar. Continua também como líder nas exportações em relação a outros Estados do Centro Oeste com 47%, seguido por Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, que representam 35%, 17% e 1% respectivamente.

Dos blocos econômicos que mais importaram de Mato Grosso, a União Europeia (Holanda, Espanha, Reino Unido, Itália e Portugal) ficou na liderança com 32,6% em relação ao mesmo período de 2010. A Holanda se destacou por registrar um aumento de 15%.

Já o bloco econômico da Ásia esteve em segundo, com 32,3%. Dos cinco países que compõem o bloco asiático (Tailândia, Malásia, Indonésia, Hong Kong e Vietnã), a Tailândia foi o que mais importou (5%).

A boa notícia, na análise técnica, é que a variação cambial deixou o real mais valorizado fazendo com que os artigos do exterior se tornem mais acessíveis ao comprador.