ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

HSBC vai demitir 50.000 em todo o mundo e vender atividades no Brasil

Data: Terça-feira, 09/06/2015 00:00
Fonte: AFP

O banco britânico HSBC anunciou nesta terça-feira que suprimirá 50.000 postos de trabalho como parte de uma reestruturação mundial, que inclui a venda de suas atividades no Brasil e na Turquia.

 

O HSBC prevê eliminar quase 10% do número de funcionários, entre 22.000 e 25.000 empregos, segundo um plano divulgado em seu site. Além deste número, outros 25.000 postos de trabalho devem ser suprimidos com a venda de suas atividades no Brasil e na Turquia, segundo o banco.

 

No Brasil, no entanto, o banco pretende manter uma presença para os clientes institucionais.

 

O HSBC fechará várias agências ao redor do mundo, acelerará o processo das transações e vai deslocar milhares de postos de trabalho para países "de baixo custo e alta qualidade" de mão de obra, segundo o plano do banco.

 

A decisão é parte da meta de "reduzir os custos em algo entre 4,5 e 5 bilhões de dólares anuais até 2017", segundo uma nota enviada à Bolsa de Hong Kong.

 

O HSBC também pretende "acelerar os investimentos na Ásia", em particular no sul da China e no sudeste do continente, "para captar oportunidades de crescimento futuro e adaptar-se às evoluções estruturais" do mercado bancário.

 

O diretor geral do HSBC, Stuart Gulliver, vai apresentar o plano do banco em uma reunião em Londeres com investidores.

 

O maior banco da Europa sofreu uma queda nos resultados em 2014 e foi afetado por grandes multas, sobretudo no Reino Unido e nos Estados Unidos.