ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Polícia Federal prende 20º refugiado por tráfico em 2015

Nigeriano usado como mula por narcotraficantes carregava 3 quilos de cocaína – total de apreensões soma 70 quilos da droga apenas em 2015

Data: Quinta-feira, 04/06/2015 00:00
Fonte: Veja.Abril
O terminal popularmente chamado de Aeroporto de Guarulhos e Aeroporto de Cumbica completa 30 anos nesta terça-feira (20/01)
PF no Aeroporto de Guarulhos já prendeu por tráfico internacional vinte refugiados em 2015(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)

 

A Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Guarulhos (SP) prendeu na tarde desta quarta-feira o vigésimo imigrante refugiado no Brasil envolvido com traficantes internacionais. Ele transportava cerca de 3 quilos de cocaína no fundo falso de uma mala. Quando os policiais levantaram as informações sobre o preso, identificaram que se trata de um imigrante nigeriano que ingressou no Brasil beneficiado pela Lei do Refúgio. Ele pretendia embarcar para Lagos, na Nigéria, mas foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e, se for condenado, deve ser expulso do país.

 

A prisão do nigeriano, um​a "mula" do tráfico, ocorreu durante fiscalização de rotina dos policiais federais no Terminal de Passageiros 3 de Cumbica. Os agentes entrevistavam algumas pessoas e verificavam a documentação de viagem. O nigeriano, segundo a PF, "não apresentou respostas convincentes" e foi conduzido ao aparelho de raio-x para verificação do conteúdo de suas malas.

 

Em uma das malas foi identificada a existência de substância orgânica. O passageiro foi submetido a uma revista e as malas passaram por análise através do espectrômetro de massa - aparelho que acusou uma grande quantidade de partículas de cocaína. Na Delegacia da PF em Cumbica, foram realizados os exames periciais e encontrados cerca de 3 quilos de cocaína oculta.

 

Com os vinte refugiados já presos em Cumbica, foram apreendidos mais de 70 quilos de drogas. A Lei do Refúgio, de 1997, define que o Brasil reconhece como refugiado quem, por causa de grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outro país. Desde aquele ano, centenas de estrangeiros pediram abrigo ao Brasil amparados na Lei 9474/97.

 

(Com Estadão Conteúdo)