ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá é a 3ª capital com maior número de homens fumantes, aponta estudo

Data: Segunda-feira, 01/06/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Viviane Petroli

 

Foto: Reprodução/Ilustração

Cuiabá é a 3ª capital com maior número de homens fumantes, aponta estudo
 
 
 
Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que Cuiabá é a terceira capital com o maior indíce de homens fumantes. A capital mato-grossense, cujo percentual foi de 15,6% dos homens com o hábito de fumar, fica atrás apenas de Porto Alegre (17,9%) e Belo Horizonte (16,2%). Neste domingo, 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Na sexta-feira (29) cerca de 800 pessoas foram atendidas na Praça Alencastro, em evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá em alusão a data.


A pesquisa divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde foi levantada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Conforme, o estudo nos últimos nove anos caiu no Brasil 30,7% o número de fumantes, contudo o tabagismo segue responsável pelo morte de aproximadamente 200 mil brasileiros por ano, sendo a maioria em decorrência de enfisema pulmonar e bronquite crônica.


Segundo o levantamento, se considerar a população total Cuiabá é a nona capital com maior número de fumantes.


Com o tema "O Tabagismo faz você perder o melhor da vida, o futuro", o evento da Prefeitura de Cuiabá na última sexta-feira (29), na Praça Alencastro, reuniu cerca de 300 profissionais em sua organização. O objetivo era promover um trabalho social sensibilizando a sociedade quanto aos malefícos do tabaco, bem como ajudar aqueles que desejam para de fumar. Foram realizados serviços gratuitos de exames clínicos bucais, avaliação da voz, aferição de pressão, teste de glicemia, além de momentos de beleza.