ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Escritora lança livro que só poderá ser lido daqui 100 anos

Data: Sábado, 30/05/2015 00:00
Fonte: G1

A escritora canadense Margaret Atwood será a primeira entre cem autores a contribuir com um livro para um projeto chamado Future Library (Biblioteca do Futuro).

 

A cada ano, uma obra inédita de ficção escrita por diferentes autores será incluída em uma coleção até 2114, quando os cem livros serão finalmente publicados.

 

A Biblioteca do Futuro foi criada pela artista escocesa Katie Peterson e os manuscritos serão guardados em Oslo, na Noruega.

 

Mil árvores foram plantadas em uma área próxima à capital norueguesa para suprir o papel no qual as obras serão finalmente impressas.

 

Margaret Atwood certamente não estará presente na festa de lançamento.

 

Nascida em 1939 em Ontário, a romancista, poeta e ensaísta é ganhadora, entre outros prêmios prestigiosos, do Booker Prize (pelo romance O Assassino Cego). Entre outros de seus livros estão O Conto da Aia, Olho de Gato, Vulgo Grace.

 

Atwood disse que está "muito honrada" em participar da iniciativa. "Esse projeto pelo menos acredita que a raça humana ainda vai estar por aqui dentro de cem anos."

 

"A Biblioteca do Futuro deve atrair muita atenção nas próximas décadas, com as pessoas tentando adivinhar o que os escritores colocaram dentro de suas caixas lacradas", disse Atwood.

 

Coleção Secreta

As obras da Biblioteca do Futuro ficarão sob a guarda de uma comissão - o Future Library Trust - que inclui importantes editoras e editores. A cada ano, a comissão convidará um escritor para contribuir com uma obra para a coleção de manuscritos inéditos.

 

Os textos serão mantidos dentro de uma sala projetada especialmente para alojá-los na Biblioteca Deichman, em Oslo.

 

"Ter Margaret Atwood escrevendo para a Biblioteca do Futuro é meu sonho", disse Katie Peterson. "Adoraria saber o que ela escreveu mas nunca saberei. E se ela escrever sobre o futuro, para o futuro, me pergunto em que medida esses futuros vão coincidir. Será que (o futuro que ela imaginou) vai se tornar realidade?", se pergunta a artista.