ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juíza de Aripuanã manda apreender diesel em Colniza

Data: Quinta-feira, 17/03/2011 00:00
Fonte:

Fonte: DHIEGO MAIA/ Diario de Cuiabá

Em virtude da escassez de produtos provocada pela queda da ponte que separa o distrito de Guarida da sede do município, muitos praticam preço exorbitante

O promotor de justiça de Colniza, Augusto Lopes Santos, cumpriu ontem, no distrito de Guariba, em Colniza, um mandado de busca e apreensão contra um comerciante que vendia óleo diesel a um preço muito acima do valor de mercado. O mandado foi expedido pela juíza de Aripuanã, Alethea Assunção Santos.

Guariba está isolada por conta da queda da maior ponte de madeira da América do Sul, sobre o rio Aripuanã. São cerca de 50 mil pessoas isoladas na região. Na localidade, o preço do litro do combustível flutua e já chegou a ser comercializado por até R$ 18.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual (MPE), uma denúncia motivou a ida do promotor à localidade. Uma quantidade de diesel foi apreendida e vai compor uma série de elementos em uma ação contra populares que estão se aproveitando do caos em que a região passa para usufruto próprio. Eles podem responder na Justiça por crime contra a ordem econômica.

Em apenas um dia no distrito, o promotor já encontrou, não apenas óleo diesel, mais uma gama de outros itens sendo comercializada de forma clandestina e a preços exorbitantes. Santos se deslocou em um avião da Defesa Civil e tem apoio da Polícia Militar.

O acesso a Guariba ainda só é possível pelo ar e assim deve continuar até a chegada de uma balsa contratada pelo governo do Estado, prevista para chegar no domingo. De grandes proporções, a balsa foi cortada ao meio e segue viagem em dois caminhões. Para funcionar, ela terá que ser remontada e soldada. O processo pode levar 30 dias. Outra balsa, de um empresário local, também é esperada para fazer o transporte de pessoas e produtos de uma margem a outra do rio Aripuanã possibilitando acesso de óleo diesel e alimentos ao distrito.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, Aguinaldo Pereira, desde anteontem um avião partindo de Juína faz dois voos para o distrito transportando cerca de 500 quilos de alimentos.

ESCURIDÃO – Diante de um cenário que prevê a demora na resolução do acesso à Guariba, a Concessionária de Energia Elétrica do Estado (Cemat) adquiriu ontem, de forma emergencial, mais cinco mil litros de diesel de um comerciante local para não deixar o distrito às escuras. Há uma semana, a localidade está sob racionamento de energia em horários alternados. O racionamento reduziu em três vezes o consumo de diesel na localidade e, com o reforço do estoque, a região deve ficar mais 20 dias com eletricidade. As 15 madeireiras do distrito estão com atividades suspensas para economizar energia.