ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Seminário prepara Colniza para receber audiência pública

Data: Segunda-feira, 25/05/2015 00:00
Fonte: Juína News com Assessoria

Antecipando a audiência pública que o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizarão no dia 2 de junho, com a presença do governador Pedro Taques, em Colniza (1.065 ao norte de Cuiabá), representantes do Comitê do Fogo promoveram palestra orientativa sobre os altos indicadores de focos de calor da região no período de estiagem com propostas de prevenção ao desmatamento e às queimadas. 



Dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam Colniza como o município que mais sofreu danos ambientais em Mato Grosso no ano passado: foram 14,5 mil hectares de áreas desmatadas ilegalmente e uma ocorrência de 7,5 mil focos de calor entre janeiro e dezembro, dos quais 1,6 mil com confirmação de queimada. 



A situação do município requer presença 'forte' do Estado em razão, principalmente, de ter apresentado o dobro de área desmatada em relação a Nova Bandeirantes, por exemplo, que foi o segundo município no ranking, com 7 mil hectares de floresta derrubados. 



A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, frisa que é preciso ir até a localidade dizer que o Governo está ‘enxergando o que está acontecendo’ e atuar fortemente na prevenção e atuação aos infratores que insistirem nas práticas ilegais. Além de Colniza, outras três cidades que também estão no topo do desmatamento ilegal também receberão audiências públicas: Juara, Feliz Natal e São Felix do Araguaia. 



O seminário ocorreu no dia 15 deste mês, na Câmara de Vereadores de Colniza, com representantes da Sema e do Corpo de Bombeiros. O secretário executivo do Comitê do Fogo, tenente coronel Héctor Péricles, afirma que além das autoridades locais, também participou ativamente a Promotoria de Justiça. 



Foram repassadas na ocasião informações sobre as penalidades para quem comete crimes ambientais e quais as possibilidades de manejo do fogo com a utilização do método de queima controlada. “No dia 2, esse debate será um aberto a participação da população para orientação quanto as melhores práticas diante desse problema, nós apostamos em conscientização para a mudança de hábitos.” 



Preparação de brigadistas 

A Prefeitura Municipal de Colniza já tomou frente na proposta de ter uma brigada para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais. O primeiro curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Comando Regional de Tangará da Serra, em parceria com a Sema, foi realizado na semana passada, ocasião em que 20 moradores da comunidade Vale do Salvação receberam o treinamento que teve duração de 40 horas. Colniza é a primeira da região noroeste a aderir ao curso. 



“É muito mais fácil investir em educação ambiental, instruir os participantes sobre a situação e os riscos de queimar uma floresta e os danos provocados pelos incêndios”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Fábio da Silva, que aposta na educação como primeiro passo para a conscientização, o próximo passo, caso o problema persista, é autuar conforme diz a legislação ambiental. (Colaborou: Assessoria da Prefeitura de Colniza) 



Audiências públicas 

02/06 - Colniza 
30/06 - Feliz Natal 
07/07 - Feliz Natal 
14/07 - Juara