ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra a gripe tem nova data: até dia 5 de junho

Data: Segunda-feira, 25/05/2015 00:00
Fonte: Por O Globo | Agência O Globo

Boa notícia para quem ainda não foi se vacinar contra a gripe. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) prorrogou o prazo da campanha de vacinação até o dia de 5 junho. A nova data tem como objetivo atingir a meta inicial do Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos grupos prioritários no Rio de Janeiro, o que representa aproximadamente 4,1 milhões de pessoas.

 

Até a última quinta-feira (21), apenas 34% do grupo prioritário se vacinou no estado. Dentro deste grupo prioritário, gestantes e crianças (de 6 meses a 5 anos), foram os que menos se vacinaram, respectivamente com 29% e 30% de cobertura. Logo em seguida, vêm os idosos, com índice vacinal de apenas 37%, segundo a SES.

 

Ao total, 1.500 postos de saúde nos 92 municípios do estado do Rio atuam para garantir a imunização. A vacina é capaz de imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B. Em 2014, o estado do Rio de Janeiro atingiu 83,98% de cobertura vacinal, ultrapassando a meta do Ministério.

 

Em 2015, a campanha nacional do Ministério da Saúde recebeu o slogan: "Contra a gripe, seu escudo é a vacinação". Devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses às que ainda não completaram cinco anos, indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, população carcerária, profissionais de saúde e profissionais que atuam no sistema prisional, além de doentes.