ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Para Dilma, acordo com União Europeia é 'prioridade' do Mercosul

Data: Sexta-feira, 22/05/2015 00:00
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

 

 

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (21), no Palácio do Planalto, o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, e disse que a prioridade do Mercosul para este ano é fechar o acordo de livre comércio com a União Europeia, para que o bloco de países da América do Sul possa "se adaptar às novas circunstâncias".

 

Segundo Dilma, o Mercosul "avançou com a incorporação da Venezuela" ao bloco, mas é preciso mais. "Não podemos nos acomodar", disse a presidente.

 

"Vamos propor à União Europeia que definamos a data de apresentação simultânea de nossas ofertas comerciais", disse Dilma em seu discurso de pouco mais de dez minutos. "O acordo é um dos passos estratégicos na área do comércio internacional da região", completou.

 

Entre os principais pontos que o governo brasileiro reivindica para o acordo comercial com a UE estão os setores de transporte, alimento, químico-farmacêutico, desenvolvimento e pesquisa.

 

A presidente Dilma disse ainda que o Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e seu segundo fornecedor estrangeiro. Para ela, o objetivo da visita é ampliar o fluxo comercial entre os países que, no ano passado, ficou em US$ 4,8 bilhões.

 

"Decidimos, ainda, conferir novo impulso à integração de cadeias produtivas a fim de aproveitar as sinergias existentes entre nossas indústrias, nos setores naval, automotivo e de produção de insumos para geração de energia eólica", disse Dilma.

 

O encontro, porém, não resultou em nenhuma assinatura oficial de acordo.

 

Essa é a primeira visita de Vázquez ao Brasil desde que assumiu o governo do Uruguai, em março, no lugar de José Mujica.