ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Taques vai a Brasília para discutir Pacto Federativo e tentar "vender Mato Grosso"

Data: Quarta-feira, 20/05/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Jardel P. Arruda

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques vai a Brasília para discutir Pacto Federativo e tentar
 
O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), vai a Brasília nesta quarta-feira (20) para discutir o Pacto Federativo em um encontro com governadores de todo país, organizado pelo Senado Federal. O foco será uma repactuação do que é responsabilidade dos Estados ou do Governo Federal nas áreas de saúde, educação e segurança pública.


O encontro com outros governadores deverá ajudar unificação do discursos dos estados para poderem pressionar a União em busca de um acordo. “Passamos por um momento de dificuldades e a União não tem contribuído para ajudar os estados a atravessar a crise, por isso a importância de unificar o discurso”, destacou Pedro Taques, através de sua assessoria de imprensa.



Quando senador, Pedro Taques foi o autor do requerimento para instituir uma comissão para rever o Pacto Federativo. O pedetista reclama do fato de a União ficar com maior parte dos recursos e municípios e estados dividirem as maiores obrigações, sendo obrigados a recorrer a convênios federais muitas vezes conseguidos através de barganhas políticas.


“A União sempre ficou com a maior parte do bolo dos impostos, enquanto isso os municípios ficam com pires na mão de ministério em ministério implorando por mais recursos. Essa questão precisa ser enfrentada, o ajuste fiscal nos mostra que a União não gasta bem os recursos que tem disponível, enquanto os prefeitos são cada vez mais responsáveis por prover saúde e educação aos munícipes”, disse.


Segundo informações da assessoria do pedetista, ele também dará continuidade a agenda iniciada nos Estados Unidos em busca de recursos internacionais para serem investidos em Mato Grosso. Taques será recebido por representantes no Brasil dos bancos Mundial e Interamericano de Desenvolvimento (BID) para retomar os diálogos.


Durante sua primeira viagem oficial fora do Brasil, nos Estados Unidos, o governador apresentou dados socioeconômicos do Estado, com foco na vocação para o agronegócio, destacando ações voltadas ao crescimento com sustentabilidade, ao potencial mineral e a posição geográfica estratégica da unidade federativa, que a qualifica como um “corredor” do ecoturismo. 


Além do chefe do Executivo estadual participam da agenda em Brasília os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, de Planejamento, Marco Marrafon, e de Comunicação, Jean Campos.