ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Boko Haram retoma controle de cidade estratégica para Nigéria

Data: Sábado, 16/05/2015 00:00
Fonte: Jornal do Brasil

 

 

O grupo radical islâmico Boko Haram recuperou o controle de Marte, cidade estratégica no Nordeste da Nigéria. A informação foi confirmada neste sábado (16) pelo vice-governador do estado de Borno, Mustapha Zannah, de acordo com a Agência Lusa

 

“É triste, mas temos de compreender que Marte está totalmente sob controle dos rebeldes, o que é um imenso revés para as autoridades”, disse Zannah.

 

Marte fica em uma rota estratégica para o comércio entre Nigéria, Camorões e Chade, e tem riqueza agrícola. As forças de segurança da Nigéria e o Boko Haram têm se alternado no controle da cidade desde 2013. 

 

De acordo com a Lusa, milhares de pessoas foram mortas pelo grupo e centenas de milhares tiveram que fugir dos terroristas, que lutam para estabelecer o Estado Islâmico. Em outra cidade nigeriana, ainda segundo a agência, pelo menos sete pessoas morreram e 31 ficaram feridas em um ataque terrorista suicida neste sábado. O explosivo teria sido acionado por uma menina de aproximadamente 12 anos, próximo à estação ferroviária de Damaturu, capital do estado de Yobe.