ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Oscar indica ampliação de novos cursos da UNEMAT no Campus de Juara

O deputado solicitou ao governo melhorias na infraestrutura da universidade no município

Data: Sexta-feira, 15/05/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

 

O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) apresentou na sessão desta quinta-feira (14), indicação ao governo do Estado, em que aponta a necessidade da ampliação e implantação de novos cursos no Campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) no município de Juara.

 

A indicação foi proposta a partir da reivindicação do relatório de Reunião dos Vereadores do Vale do Arinos, com base nas necessidades apresentadas pela região. Entre os apontamentos sobre o campus da Unemat em Juara, também consta a infraestrutura precária para atender à população.

 

“Nossos cidadãos tem o direito de acesso às universidades superiores e que possam estudar em seus municípios, garantindo uma mão de obra mais qualificada para o mercado de trabalho na região Noroeste como um todo”, defendeu o parlamentar.

 

Conforme o deputado, o campus da Unemat em Juara atende outros municípios da região como Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, sendo um dos únicos acessos da população ao ensino superior e à universidade estadual.

 

“Todos àqueles que desejam buscar um futuro melhor se dedicando aos estudos, na maioria das vezes, são forçados a emigrar de seus municípios de origem para buscar os grandes centros e melhores opções. E sem infraestrutura, os profissionais da educação se encontram de ‘mãos atadas’ para o efetivo exercício do ensino”, destacou.

 

O parlamentar ressaltou a grande demanda da região do Vale do Arinos que procura ensino superior de qualidade e melhores opções de curso e com o auxílio do governo pode-se proporcionar maiores condições para a população dos municípios.

 

Além da Unemat, o deputado Oscar já apresentou estudo de viabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ao governador Pedro Taques (PDT) para buscar apoio em nível federal para a implantação de um Campus no município de Juara que atenda toda região Noroeste. O governador garantiu que irá auxiliar nesta demanda.

 

Projeto de Lei – De autoria do deputado Oscar Bezerra, o projeto de Lei beneficia alunos que cursaram todo o ensino médio, tanto em instituições públicas quanto privadas, no Estado de Mato Grosso com um acréscimo de 10% na nota final do ingresso para a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).

 

Uma indicação no mesmo sentido foi apresentada à UFMT, para que se realize estudo sobre a viabilidade de implantação deste bônus de 10% aos estudantes que cursaram todo o ensino médio no Estado de Mato Grosso.