ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Posse de Lucimar como prefeita lota a Câmara de VG

Data: Sexta-feira, 08/05/2015 00:00
Fonte: Renan Marcel e Welington Sabino, do GD

 

 

 

 

Assessoria

 

Já está em andamento a sessão solene para empossar a democrata Lucimar Campos como prefeita de Várzea Grande. A cerimônia ocorre na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, após dois anos de disputa judicial com o prefeito cassado nessa quarta-feira (5), Walace Guimarães (PMDB). No local, além dos vereadores, estão diversas autoridades do município e a população, que lotou o Plenário e as galerias da Câmara.

 

Além de toda a disputa judicial que se arrastou desde a denúncia contra o DEM, a posse ocorre após a Câmara e o presidente do Legislativo municipal, vereador Jânio Calistro (PMDB), tentarem uma manobra jurídica para evitar que Lucimar chegasse ao comando do Paço Couto Magalhães. Além de mandados de segurança, chegou a cogitar o adiamento da posse, sob a alegação de falta de documentos, que acabaram sendo entregues de última hora.

 

Acompanhe em tempo real:

Welington Sabino

Jayme e Lucimar posam para fotos nos corredores da prefeitura de Várzea Grande

19h50 - Depois de cumprimentar populares e posar para dezenas de fotos, Lucimar e o esposo o ex-senador Jayme Campos, se deslocaram até a Prefeitura Municipal, ao lado do Legislativo. Lá, ela entrou e percorreu o trajeto até o gabinete onde de agora em diante será seu "local de trabalho". Uma multidão acompanhou o casal. Às 19h45, ambos deixaram o Paço Couto Magalhães em meio a dezenas de populares que continuavam no local pedindo para fazer fotos e aplaudindo a nova prefeita.

 

19h - Após Lucimar discursar, a presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Miriam Pinheiro (PHS) encerrou a sessão extraordinária que foi convocada apenas para empossar a democrata. 

 

18h50 - Lucimar discursa como prefeita - "Com o coração aberto e cheio de paz estou assumindo mais esta missão que recebo de Deus e do povo de Várzea Grande. Estamos aqui eu o doutor Arilson com muita humildade pra cumprir a decisão judicial sem nenhuma mágoa ou rancor, mas com muita determinação e disposição. Sabemos o tamanho das dificuldades e desafios que Várzea Grande enfrenta, precisamos trabalhar na construção de soluções inovadoras com respeito e responsabilidade buscando o progresso e o seu desenvlovimento. Temos que fazer justiça social com o meu povo com a minha cidade que não aguenta mais o desprezo na saúde, na segurança, na infraestrutura. Hoje, não existe um trabalho que dê dignidade à minha gente. Conheço Várzea Grande, sempre trabalhei e lutei pela melhora social de todos os mais carentes. Governar, é ter esperança e saber olhar para o próximo com muita humildade. É ter força para poder realizar a dignidade de quem adquiriu uma delegação popular. Quero fazer uma administração exitosa. Preciso muito, principalmente, do apoio da população. Temos muito a fazer em pouco tempo nesse primeiro ano e meio posso assegurar que serei uma trabalhadora incansável. Precisamos unir as forças desta Casa de Leis em nome dos vereadores, precisamos unir mais com o governador desse Estado, senhor Pedro Taques. Precisamos nos unir com os senadores, com os deputados federais e estaduais. A união dos poderes sempre foi importante para uma administração ter os seus deveres cumpridos. Sem vaidade, sem soberba, entrego-me à missão de mãe, de cuidar e zelar da nossa cidade para as futuras gerações ", discursou ela sendo ovacionada pela multidão que lotava o plenário da Câmara de Vereadores. 

 

18h46 - O deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM) discursa representando os parlamentares e o Poder Legislativo estadual. O democrata solicitou que Lucimar trate com carinho de Várzea Grande. E lembrou que o DEM tem orgulho de ter Lucimar no comando de uma das maiores cidades do Estado. 

 

18h43 - A vereadora Sumaia Guimarães (SDD) discursou neste momento. Ela afirma que os desentendimentos devem ser, a partir de agora, deixados para trás. "O momento é de somar forças em prol da população", disse ela explicando que a intenção do Legislativo Municipal é contribuir da melhor forma possível para que a democrata consiga colocar em prática ações que beneficiem o município e os moradores.

 

18h39 - A prefeita, já empossada ao lado do seu vice, o médico Arilson Costa de Arruda (PRB), está acompanhada do marido, o ex-senador Jayme Campos, e do cunhado, o ex-deputado federal Júlio Campos, ambos também do Democratas. Também está com Lucimar o deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

 

18h 36 - O plenário da Câmara está lotado de pessoas bem como a galeria da Casa. Os aparelhos de ar condicionado estão todos desligados e faz muito calor dentro do plenário. Há quem diga que os equipamentos desligados seriam uma espécie de "boicote" dos vereadores já que o problema surgiu justamente depois que a Justiça determinou a posse de Lucimar como prefeita em 24 horas depois da notificação da decisão que cassou os registros do prefeito Walace Guimarães (PMDB) e seu vice Wilton Coellho Pereira, o Wiltinho (PR) por crimes de compra de votos e caixa 2, ou seja, gastos ilícitos na campanha eleitoral de 2012 que não foram declarados na prestação de contas à Justiça Eleitoral.