ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pátio envia quatro indicações para Secretaria de Saúde

Aproximadamente 14 mil pessoas aguardam por exames de média e alta complexidade em Rondonópolis

Data: Quarta-feira, 06/05/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 

Em busca de aumentar os investimentos na saúde de Rondonópolis, o deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD) se reuniu nesta segunda-feira (4) com o secretário estadual de saúde Marco Aurélio Bertúlio. Durante o encontro o deputado apresentou quatro indicações para o município, sendo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, atendimento prioritário nas cirurgias eletivas, a maior participação do Estado na implantação de um Hospital Universitário e a implantação de um Centro de Diagnósticos e Imagens.

 

 De acordo com Pátio, todas as indicações realizadas foram recebidas pelo secretário, que garantiu como prioridade implantar uma UTI Pediátrica. “O secretário foi receptivo e garantiu que dará prioridade na UTI para as crianças, e isso é muito importante para a nossa população, pois Rondonópolis ainda não possui esse tipo de atendimento”, explicou Pátio.

 

Ainda de acordo com o deputado, outra prioridade é dar celeridade nas cirurgias eletiva. Pátio lembrou que quando assumiu como prefeito, havia 6.4 mil pessoas na fila e durante a sua gestão essa fila foi saldada, contudo no último ano voltou a subir para 4.3 mil cirurgias, de acordo com a Central de Vagas.

 

Com relação à implantação de um Hospital Universitário, Zé Carlos do Pátio argumentou que a responsabilidade do poder público aumentou muito, desde que foi instalado o curso de medicina. Com a instalação do hospital, a população também será beneficiada, assim como acontece em Cuiabá, já que há atendimento eletivo e é considerado de qualidade pelos pacientes.

 

Os números que mais chamam atenção são com relação a exames de média e alta complexidade e que exige um Centro de Diagnóstico e Imagens. De acordo com a Central de Regulado do Estado, mais de duas mil pessoas necessitam de fazer o exame de colonoscopia, passa de quatro mil a fila de espera por uma endoscopia, cerca de quatro mil mulheres aguardam para fazer o exame de mamografia. A ressonância Magnética e a videolaringoscopia possui uma média cada uma de mil pacientes aguardando, enquanto a tomografia possui mais de dois mil pacientes aguardando.

 

Segundo Pátio, todas essas indicações são consideradas prioridade, e que por isso, marcou uma Audiência Pública com Marco Bertúlio em Rondonópolis, para que possa encontrar uma solução emergencial para esses casos. A audiência deve será realizada em junho, com data a confirmar.