ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Somente dois partidos prestam contas em MT

Data: Quinta-feira, 30/04/2015 00:00
Fonte: Laura Nabuco, repórter do GD

 

 

Vinte e sete dos 29 partidos políticos atuantes em Mato Grosso têm até às 13h30 de hoje para prestar contas à Justiça Eleitoral sobre o exercício financeiro de 2014, se não quiserem ter os registros suspensos. Segundo dados do Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), somente o Psol e o Dem apresentaram os balancetes até agora.

 

A prestação de contas pelas legendas precisa seguir uma série de orientações técnicas previstas em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Entre as exigências está a de que os balancetes devem ser assinados pelo presidente e tesoureiro da sigla e um profissional de contabilidade. Além disso, os dados devem ser entregues por um advogado regularmente constituído pelo partido.

 

As contas dos diretórios municipais serão julgadas pelos juízes das Zonas Eleitorais. Já as dos diretórios estaduais pelo Pleno do TRE. A desaprovação ocorre quando identificadas irregularidades na arrecadação ou aplicação dos recursos. Na lista de consequências está a devolução da verba em questão e a suspensão dos repasses do Fundo Partidário. (Com informações da Assessoria)