ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra aftosa em Mato Grosso começa nesta sexta-feira

Data: Quinta-feira, 30/04/2015 00:00
Fonte: ASCOM FAMATO

 

 

A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa deste ano começa amanhã (01/05) e segue até o dia 31/05. Com exceção das propriedades localizadas no baixo Pantanal, todo rebanho de bovino e bubalino de zero a 24 meses de idade deve ser imunizado. A estimativa, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), é que 12.650 milhões de animais sejam vacinados no Estado. O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta quinta-feira (30/04), no Indea-MT, e contou com a participação do diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini.

 

Após a vacinação, o produtor tem até o dia 10 de junho para fazer a comunicação ao Indea-MT. “Quem não cumprir com essa obrigação, será penalizado com multa de 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça de gado não vacinado, valor que chega a quase R$ 250,00. O produtor também fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período de 30 dias até que a situação seja regularizada”, informa o presidente do Indea-MT, Guilherme Nolasco acrescenta Nolasco. Segundo ele, a meta é continuar alcançando quase 100% de índice de vacinação.

 

Mato Grosso não registra casos de aftosa desde 1996 e hoje é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como território livre da doença com vacinação. “O nosso produtor está consciente da importância dessa vacinação. Ele sabe que a vigilância precisa ser constante para mantermos esse reconhecimento”, destaca o diretor da Famato, Rogério Romanini.

 

Fronteira - Oitocentas propriedades localizadas na região de fronteira com a Bolívia, nos municípios de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, terão acompanhamento de 22 equipes do Indea-MT. O Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) doou 80 mil doses de vacina para o governo boliviano realizar a vacinação na faixa de 15km de fronteira.

 

Brucelose - O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade entre três e oito meses contra a brucelose. A primeira etapa da campanha de vacinação obrigatória contra a doença começou no dia 1º de janeiro e segue até o dia 30 de junho. Para comprovar a vacina é importante que o produtor faça a marcação V5 na face esquerda do animal imunizado. O "V" significa vacinação de brucelose e o número 5 indica o último dígito do ano em que foi aplicada a vacina, no caso 2015.