ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

IBGE divulga números do acesso à internet móvel no Brasil

Estudo foi o primeiro sobre acesso à internet móvel. IBGE também investigou que tipo de TV o brasileiro tem em casa.

Data: Quarta-feira, 29/04/2015 00:00
Fonte: G1.globo.com/ Jornal Nacional
 
 
 
 

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (29) um estudo sobre o acesso dos brasileiros à internet móvel. E essa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios também revelou informações importantes sobre o futuro da televisão no Brasil.

 

O mundo virtual é realidade para quase metade dos brasileiros: mais de 85 milhões de pessoas surfaram na rede em 2013. Ainda tem muita gente excluída do universo digital, mas em cinco anos, o aumento foi de mais de 50%.

 

E pela primeira vez dá para saber como as pessoas acessaram a internet. Muitas já dispensaram o computador: sete milhões de brasileiros se conectaram só pelo tablet ou pelo celular. Na maioria dos estados da região Norte eles viraram os principais meios de acesso à rede. Em 43% das casas no Amapá, navegar só pela telinha do celular.

 

O IBGE também investigou que tipo de TV o brasileiro tem em casa. São 103 milhões de aparelhos no país. Só Dona Maria Emília tem dois. A TV da sala é novinha e moderna. Já na do quarto a imagem é cheia de chuvisco. E a TV é quase uma relíquia.

 

“Deve ter uns 18 a 20 anos”, conta Maria Emília.

 

A TV de tubo, que nem é fabricada mais, é o único modelo que existe na sala de mais da metade das casas brasileiras. E a informação sobre a quantidade dessas TVs é importante porque elas só vão poder receber o sinal digital se a pessoa comprar um conversor.

 

A partir do ano que vem, o sinal analógico já vai começar a ser desligado, e a meta do governo é fazer a substituição pelo sinal digital em todo o país até 2018. Em abril do ano que vem Brasília deverá ser a primeira grande cidade a ter o sinal analógico desligado.

 

“Ninguém vai deixar de assistir televisão porque o sinal está sendo melhorado agora tecnicamente do analógico para o digital. Então todas as medidas que forem necessárias para garantir que a população tenha acesso à televisão continue a assistir a sua televisão aberta, gratuita e de qualidade vão ser tomadas pelo governo”, afirma Pedro Lucas Pereira Araújo, do Departamento de Banda Larga.

 

O sinal digital deixa a imagem ainda mais limpa, sem fantasmas e ruídos. Com mais definição e qualidade. Em 2013, o sinal digital de TV aberta chegou a um terço das casas. E Dona Maria Emília vai comprar o conversor. Ela não pretende aposentar a TV que já faz parte da família.

 

“No tempo dela, quando eu comprei, estava todo mundo junto. Meu pai era vivo. A gente tem amizade às coisas. Então não quero me desfazer dela não”, diz a aposentada Maria Emília de Souza.