ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vacinação contra a gripe começa no dia 4

A vacina estará disponível em 350 postos de Sergipe

Data: Terça-feira, 28/04/2015 00:00
Fonte: SES
 
Vacinação contra a gripe será iniciada na próxima segunda-feira, 4 (Foto: divulgação)

Na próxima segunda-feira, 4, será iniciada a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza. A vacinação segue até o dia 22 de maio. Em Sergipe, a vacina estará disponível em 350 postos de vacinação espalhados nos 75 municípios e envolverá o trabalho de mais de cinco mil profissionais de saúde.

 

No dia 9 de maio será o ‘Dia D’ da vacinação. Sempre marcado para o sábado, nessa data as equipes de Estratégia de Saúde da Família de todo país fazem um trabalho voltado para mobilização de toda a população. As Unidades Básicas de Saúde e postos de vacinação ficam abertos para que as pessoas recebam a dose.

 

O público alvo da campanha, realizada a nível nacional pelo Ministério da Saúde (MS), são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas no período de 45 dias após o parto,  trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, que receberão a vacina mediante a prescrição médica.

 

O objetivo da vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações consequentes das infecções causadas pelo vírus da gripe. A população alvo para campanha é a mais vulnerável às complicações trazidas pela Influenza.

 

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 80% da população alvo que, aqui no Estado, representa 326.900 pessoas. Nos últimos anos, Sergipe tem alcançado a meta de vacinação. Entre 2010 e 2014, as coberturas vacinais foram respectivamente 84,17%, 84,32%, 86,28%, 86,52%, 83,36%.

 

“É muito importante que as pessoas procurem a vacina, levem seus filhos até as Unidades Básicas de Saúde ou aquelas com dificuldade de locomoção solicite a vacinação em casa. O importante é não deixar de tomar a vacina, pois as complicações trazidas pela gripe podem levar a morte. A vacina é segura e eficaz. A única contra indicação é para as pessoas com alergia grave ao ovo”, disse a médica Angela Marinho, coordenadora do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).