ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Número de mortos no terremoto do Nepal supera 5 mil e de feridos 10 mil

Data: Terça-feira, 28/04/2015 00:00
Fonte: EFE
 

O número de mortos no terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal no sábado já supera cinco mil pessoas, enquanto o de feridos ultrapassou os 10,9 mil e o de deslocados internos já atingiu 450 mil pessoas.

 

Segundo a última contagem oficial, divulgada pelo Centro Nacional de Operação de Emergência, o número de mortos é de 5.057 e de feridos 10.915.

 

Os trabalhos de resgate continuam apesar das dificuldades pelas más condições climatológicas e pelas carências do país asiático para responder a um desastre de tal magnitude, enquanto está se esgotando o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros.

 

A equipe das Nações Unidas para a Avaliação e Coordenação em Casos de Desastre (UNDAC) advertiu que há poucas possibilidades de encontrar pessoas com vida.

 

Arjun Katoch, membro da UNDAC, assegurou à Agênci Efe que é pouco factível que as pessoas possam aguentar vivas sob os escombros durante mais de 96 horas, prazo que terminou hoje.

 

O primeiro-ministro do país, Sushil Koirala, reconheceu ontem que as operações de busca, resgate e ajuda não foram efetivas, devido ao corte das comunicações e a falta de preparo das equipes, de acordo com o meio local Kantipur.

 

Organizações humanitárias como Cruz Vermelha, que trata de repartir pacotes de ajuda a 20 mil famílias em Katmandu, também estão encontrando bastantes dificuldades, afirmou à Efe um de seus oficiais, Rajendra Rokaha.

 

Milhares de pessoas seguem na rua, bem porque perderam suas casas ou por medo de novos tremores e desabamentos.

 

 
EFE