ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Primeira edição dos Jogos Indígenas de Aripuanã reúne centenas de participantes

Data: Quarta-feira, 22/04/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria de Comunicação/Edson Prates

 

Pintados e vestidos a caráter, os índios das etnias Arara e Cinta Larga apresentaram um pouco da cultura indígena, através do canto e da dança, durante a abertura dos Jogos Indígenas de Aripuanã realizada na noite da sexta-feira passada, no Ginásio Municipal Kaio Porto.

 

A cerimonia de abertura que foi presenciada por centenas de pessoas, teve a participação de representantes das etnias Arara, Cinta Larga, Apiaca e Kaiabi, e de autoridades locais e regionais como secretários municipais, vereadores e representantes da FUNAI e DSEI/Vilhena.

 

As competições tiveram inicio na sexta-feira (17), com as partidas de futsal no Ginásio Kaio Porto. No sábado (18), pela manhã, houve oficina de beleza com cortes de cabelo, tranças e maquiagens, artesanato indígena e os jogos de Futebol Society disputados no Estádio Municipal Armando Niclote.

 

O vice-prefeito Junior Dalpiaz, que na solenidade representou o prefeito Ednilson Faitta, destacou a valorização da cultura indígena pela Prefeitura de Aripuanã. “A valorização da cultura dos povos indígenas, primeiros habitantes de Aripuanã, é fundamental para que a harmonia e a paz que sempre existiu entre os povos garanta um futuro promissor”, disse.

 

Daeti Acati Kaban, presidente da Associação Indígena Cinta Larga, disse que o evento deve continuar e que o povo Cinta Larga se sentiu honrado em poder mostrar um pouco de seus costumes. “Estamos muito felizes por fazer parte da história desse Município, por isso queremos que eventos como esse permaneçam todos os anos e que nossa cultura nunca morra”, comentou.

 

Para Ana Angélica de Souza, representante da Associação Indígena Arara do Rio Branco, o evento vai ficar marcado na história de Aripuanã. “Agradecemos ao prefeito por ter cedido o espaço e a todos que prestigiaram nossa festa, nossa cultura. Essa primeira vez vai ficar marcada na história, esperamos que ano que vem seja ainda melhor”, enfatizou.

 

Já o secretário Municipal de Educação e Cultura, Valmir Faoro, falou da importância de incentivar a confraternização entre os povos indígenas. “Para nós é muito importante resgatar a cultura indígena do nosso município e ao mesmo tempo proporcionar essa interação entre os povos das duas etnias”, salientou.

 

A Primeira edição dos Jogos Indígenas foi realizada pela Prefeitura de Aripuanã. De acordo com a organização, cerca de 120 indígenas das etnias Arara e Cinta Larga participaram do evento em comemoração ao Dia do Índio, lembrado no domingo, dia 19 de Abril.