ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Como ajudar os atingidos pelo tornado no Oeste

Data: Terça-feira, 21/04/2015 00:00
Fonte: Clicrbs

O tornado que atingiu Xanxerê, no Oeste do Estado, vem despertando o espírito solidário dos catarinenses e de muitos brasileiros de outros estados também. Todos querem saber maneiras de ajudar os atingidos e como devem fazer para enviar donativos para a região.

 

Claro que a situação é urgente é que toda a ajuda será bem vinda, pois muita gente perdeu tudo ou quase tudo o que tinha. Mas, por outro lado, o momento é de ter calma e esperar um pouco antes de sair enchendo caminhões com donativos e enviando para a cidade _ que pode não está pronta para receber tanta ajuda, assim, de uma só vez.

 

Não adianta enviar toneladas de roupas para os atingidos pelo tornado, por exemplo, porque eles não terão, neste momento, onde guardar tantas doações, já que suas casas foram destruídas e eles estão alojados temporariamente em casas de familiares ou alojamentos. É melhor esperar a situação acalmar para daí sim, pensar na melhor forma de contribuir.

 

O ideal, nestas horas, é fazer a doação de gêneros de primeira necessidade, que são aqueles imprescindíveis, como alimentos. O Sesc já está colocando em ação o seu movimento Sesc Solidário para mobilizar a sociedade. Você pode doar na unidade localizada na sua cidade, e eles fazem o transporte de todos os donativos até Xanxerê, encaminhando diretamente aos necessitados.

 

O que doar:

Alimentos não perecíveis (com validade superior a 60 dias): arroz, feijão, macarrão, farinhas, (milho, trigo e mandioca), óleo, leite em pó, molho de tomate, açúcar, enlatados (milho, ervilha, seleta, salsicha e sardinha). Alimentos de pronto consumo: biscoitos, sucos (latas ou caixinhas), achocolatados (caixinhas), água mineral. Materiais de higiene e limpeza: pasta de dente, escova de dente, xampu, sabonete, desodorante, sabão em barra, sabão em pó, detergente, desinfetante, fraldas descartáveis (infantis e geriátricas); roupas de cama e banho: lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores e toalhas.