ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Fornecimento de alimentos e energia para os distritos de Colniza é o foco da defesa civil

Data: Sexta-feira, 11/03/2011 00:00
Fonte:

Da Assessoria

As fortes chuvas nas regiões Norte e Noroeste do Estado de Mato Grosso estão deixando comunidades com acesso precário ou isoladas, como são os casos dos distritos de Três Fronteiras e Guariba, no município de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá). A principal linha de acesso ao distrito de Guariba era a ponte de madeira sobre rio Aripuanã que foi totalmente destruída pelas águas da cheia; deixando mais de 500 famílias isoladas, uma população estimada em mais de 4,5 mil pessoas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Colniza.

A Defesa Civil do Governo de Mato Grosso visitou a comunidade, nesta quinta-feira (10), e já fez levantamento da situação do local. Nesta sexta-feira (11), a Defesa Civil visita a comunidade de Três Fronteiras para fazer um retrato da situação e estabelecer metas de atendimento.

O tenente Jean Oliveira, da Defesa Civil de Mato Grosso, disse que já foram feitos os levantamentos dos dados e que o abastecimento de alimentos e energia elétrica é foco das ações já que a principal linha de acesso à sede do município não existe mais. Quanto ao atendimento médico, a Defesa Civil constatou que existe um médico na comunidade que está trabalhando normalmente e os remédios básicos, que estavam disponíveis na Prefeitura de Colniza, já foram entregues.

Guariba: No distrito de Guariba, segundo o Ten. Jean Oliveira, a energia elétrica é gerada por uma usina termoelétrica e o combustível, em operação normal, dá para apenas dez dias. A Cemat definiu um racionamento e o fornecimento de energia está sendo de apenas 12 horas por dia, para ver se chega até 20 dias. “Essa é questão mais complicada”, avisa.

Em 30 dias uma balsa entrará em operação, para a travessia de caminhões de combustível, alimentos e até de patrola. “Antes disso não terá como levar combustível para abastecer a termoelétrica”, assinala tenente Jean, já avisando que a comunidade pode ficar sem qualquer tipo de energia.

No primeiro momento foram solicitadas cestas básicas de alimentos, filtros, hipoclorito de sódio “e dentro das possibilidades pedimos também diesel”, lembrou o representante da Defesa Civil. Agentes de saúde estão no local fazendo levantamento de quantas famílias precisarão ser atendidas