Moscou - O Kremlin confirmou nesta terça-feira que um acordo de troca de petróleo por produtos entre Rússia e Irã está sendo implementado e disse que todas as barreiras legais foram removidas para Moscou entregar sistemas de mísseis S-300 a Teerã.

 

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se recusou a dar detalhes sobre o acordo de troca. Mas, perguntado se um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estava correto quando disse na segunda-feira que a troca tinha começado, Peskov disse a repórteres: "Absolutamente. Claro".

 

Peskov disse também que não há mais barreiras legais para entregar o avançado sistema de defesa aérea russo S-300 ao Irã, depois que o presidente Vladimir Putin assinou um decreto na segunda-feira levantando um embargo a essas entregas.

 

"No geral você pode dizer uma coisa: do ponto de vista jurídico, não há mais quaisquer restrições (para as entregas) agora que o decreto foi assinado", disse Peskov em teleconferência com jornalistas.

 

O Irã e seis potências mundiais, incluindo a Rússia, chegaram a um acordo provisório este mês sobre a contenção do programa nuclear iraniano.

 

As partes têm até 30 de junho para elaborar um acordo detalhado, sob o qual Teerã permitiria controle internacional de suas atividades nucleares em troca de uma suspensão das sanções econômicas.

 

Fontes disseram à Reuters há mais de um ano que um acordo de troca no valor de até 20 bilhões de dólares estava sendo discutido entre Moscou e Teerã e incluiria a compra pela Rússia de até 500.000 barris de petróleo iraniano por dia em troca de equipamentos e mercadorias russos.