ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: A Campanha de prevenção DST/ AIDS realizado durante carnaval continua

Data: Quinta-feira, 10/03/2011 00:00
Fonte:

Redação e fotos: Topnews

A campanha do Ministério da Saúde de prevenção às DST, AIDS e hepatites virais no carnaval de 2011 teve como público as mulheres de 15 a 24 anos, especialmente as de menor escolaridade.

As ações de prevenção às DST/AIDS do Programa Municipal de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Aripuanã além da campanha do Ministério da Saúde organizaram sob a concepção da prevenção dialogada, e entrega de preservativos para as pessoas da comunidade, grupos sociais mais vulneráveis e ações educativas nas escolas.  Esta concepção mostra a responsabilidade do Município na definição e execução de estratégias de prevenção, e de formar uma política democrática, participativa, eqüitativa(reconhecer o direito de cada um)  e cultural, de sua população.

“É muito importante que as pessoas não deixem de cuidar da saúde, pois a vida continua depois da quarta-feira de cinzas, e é fundamental que continue sendo uma vida saudável”, alertou a coordenadora municipal dos PSFS de Aripuanã, a Srª Vera Lúcia.
De acordo ainda com a coordenadora, a campanha prossegue, tanto para o combate à dengue quanto para a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. A dengue e a AIDS tem em comum a exigência da prevenção, do comprometimento das pessoas em adotar medidas que evitem a contaminação. “A campanha leva a orientação para as pessoas, e se todos seguirem as dicas será possível evitar as doenças”. Frisou Vera Lucia.

Segundo a secretária de saúde Sr.ª Antonieta Varaschin “o objetivo foi alertar os foliões sobre sexo seguro e riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas durante o Carnaval, e os perigos relacionados da mistura entre o álcool e direção”.

Nesta campanha realizada no carnaval foram distribuídos 12.384 preservativos a população aripuanense.


Dicas:

1-A AIDS É UMA REALIDADE. A PREVENÇÃO É UMA NECESSIDADE: USE CAMISINHA.

2- PARA COMBATER A AIDS É PRECISO DESPIR-SE DO PRECONCEITO E VESTIR SE DA PREVENÇÃO. USE CAMISINHA.

3- VIVA INTENSAMENTE, AME FREQUENTIMENTE... E USE CAMISINHA SEMPRE.

4-SEXO COM CAMISINHA NÃO É VARIEDADE, É UM ATO DE RESPONSABILIDADE.