ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa publica convocação do Ano Santo Extraordinário

Jubileu terá início no dia 8 de dezembro e segue até 2016

Data: Sábado, 11/04/2015 00:00
Fonte: Agência ANSA

O papa Francisco publicou neste sábado (11) a convocação do Ano Santo Extraordinário "Misericordiae vultus" na Porta Santa. Com isso, é introduzido o Jubileu da Misericórdia apartir do dia 8 de dezembro. Com o tema "Misericórdia como a do Pai", que tem como base o Evangelho de Lucas, o sucessor de Bento XVI afirma que esse é "um programa de vida rico de alegria e de paz". Para isso ele pede que todos tenham a capacidade de "escutar a Palavra de Deus", assim podem "contemplar sua misericórdia" e assumi-la como próprio estilo de vida.    

 

No documento, o Pontífice estabeleceu que cada igreja, diocese e santuários tenham uma Ponta da Misericórdia, como a Porta Santa das basílicas papais, para que o Jubileu possa ser celebrado em nível local como "um sinal da comunhão de toda a Igreja".    

 

Jorge Mario Bergoglio também indicou que, na Quaresma do Ano Santo, em 2016, serão enviados missionários da Misericórdia, aos quais será dada a "autoridade de perdoar também os pecados que são reservados à sede apostólica", considerados mais graves.    

 

Chamando a corrupção de "prática podre da sociedade", o Papa destacou que esse é "um grave pecado que grita contra os céus porque mina o fundamento da vida pessoal e social" de todos. O líder da Igreja Católica também fez um apelo "a todos os homens e mulheres que pertencem a grupos criminais de qualquer tipo". "Para o vosso bem, eu vos peço que mudem de vida. Para todos, cedo ou tarde, vem o julgamento de Deus, que ninguém pode fugir", destacou. - Para o mundo: Conforme manda a tradição, o Pontífice concedeu o documento aos quatro cardeais responsáveis pelas basílicas papais em Roma: o cardeal Angelo Comastri, arcebispo da Basílica de São Pedro (Vaticano), o cardeal Agostino Vallini, arcebispo da Basílica Lateranese, o cardeal James Michael Harvey, arcebispo da Basílica de São Paulo e o cardeal Santos Abril y Castelló, arcebispo da Basílica de Santa Maria Maggiore.    

 

Para alcançar, simbolicamente, a todos os bispos do mundo, Jorge Mario Bergoglio, concedeu uma cópia da convocação também ao prefeito da Congregação para os Bispo, cardeal Marc Ouellet, ao prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, e ao prefeito da Congregação das Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri.    

 

- O Ano Santo: O Ano Santo é um período em que a Igreja Católica concede graças espirituais aos fiéis, como a expiação dos pecados. Segundo a tradição, esse é um tempo em que é mais fácil para o cristão alcançar as bençãos de Deus. Ele também é uma espécie de chamado para que os que estão afastados da Igreja retomem sua vida religiosa.    

 

Tradicionalmente, esse rito é realizado a cada 25 anos. O último foi em 2000, portanto, o próximo deveria ser apenas em 2025. No entanto, um Pontífice pode convocar tal celebração por razões extraordinárias. Ele ocorrerá no período entre o dia 8 de dezembro de 2015 e o dia 20 de novembro.