ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vacinação contra a gripe no RS será antecipada em uma semana

Imunização terá início no próximo dia 27 no estado, diz secretário da Saúde. Objetivo é garantir proteção no inverno, já que dose demora a fazer efeito.

Data: Sábado, 11/04/2015 00:00
Fonte: Do G1 RS
 
 
 

A campanha de vacinação contra gripe será antecipada no Rio Grande do Sul. Previsto para começar no dia 4 de maio em todo o país, o período de imunização terá início no próximo dia 27 no estado, conforme anunciou nesta sexta-feira (10) o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

 

A antecipação em uma semana tem como objetivo garantir a proteção aos gaúchos que se vacinarem antes do início do rigoroso inverno no estado, já que o medicamento demora entre 20 dias e um mês para fazer efeito completamente.

 

"É importante que a vacina seja feita o mais breve possível, de preferência na primeira semana, pois a proteção é mais efetiva após quatro semanas", ressalta Gabbardo.

 

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus. O estado receberá 3,5 milhões de doses, que serão destinadas a idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, detentos e funcionários do sistema prisional.

 

A campanha será realizada até o dia 22 de maio. A mobilização nacional está marcada para o dia 9 de maio.