ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Hillary Clinton anunciará candidatura à presidência neste final de semana

Segundo a imprensa americana, a ex-secretária de Estado vai publicar um vídeo nas redes sociais oficializando seu desejo de disputar a indicação de seu partido para concorrer à Casa Branca

Data: Sexta-feira, 10/04/2015 00:00
Fonte: Veja. Abril
Hillary Clinton é uma das prováveis candidatas à presidência dos EUA em 2016
Hillary Clinton, ex-secretária de Estado dos EUA(Joshua Roberts/Files/Reuters)

 

A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciará oficialmente sua pré-candidatura à presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2016 neste final de semana. Segundo a imprensa americana, Hillary fará o anúncio neste domingo, através de um vídeo publicado nas redes sociais. A candidatura de Hillary é dada como certa nos círculos democratas e na imprensa americana há meses, apesar da necessidade da apresentação formal. A ex-secretária de Estado foi rival do presidente Barack Obama nas eleições primárias do Partido Democrata para a corrida à Casa Branca em 2008.

 

O New York Daily News afirmou que a Hillary começará sua campanha com uma série de pequenos eventos nos Estados de Iowa e New Hampshire, onde as primárias para escolher candidatos à presidência são realizadas antes que nas demais regiões do país. A esposa do ex-presidente Bill Clinton é cotada como favorita para vencer a primária entre os democratas, especialmente por não ter concorrentes de peso.

 

 

Já no Partido Republicano, a situação ainda está indefinida, com apenas dois aspirantes - os senadores Ted Cruz e Rand Paul - tendo oficializado suas candidaturas. É esperado também que o ex-governador da Flórida Jeb Bush entre na disputa. Por ser filho e irmão de ex-presidentes, George Bush e Geroge W. Bush, o ex-governador é apontado como um candidato republicano de peso, que pode mobilizar vultosas doações para a campanha republicana.

 

E-mails - Recentemente, Hillary ganhou as manchetes americanas por ter utilizado seu e-mail pessoaldurante o período em que ocupou o Departamento de Estado, entre 2009 e 2013. A ex-secretária de Estado tentou minimizar a gravidade de sua atitude e disse que usou apenas sua conta pessoal "por conveniência". Ao esquivar-se de usar o e-mail oficial, com terminação @state.gov, para comunicar-se exclusivamente por meio de uma conta pessoal, a @clintonemail.com, Hillary pode ter violado leis federais de registros de dados do governo. Hillary posteriormente disponibilizou todas as mais de 60.000 mensagens do período para o governo americano e até o momento não há nenhum processo aberto contra ela por ter usado seu e-mail particular exercendo uma função de Estado.