ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Cobrador de São Paulo protesta contra circulação de ônibus só com motoristas

Data: Quarta-feira, 08/04/2015 00:00
Fonte: Agência Brasil

Cobradores de transporte público protestaram ontem (7), em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital, contra a lei que autoriza empresas de ônibus a circular somente com motoristas. Os trabalhadores saíram em caminhada da Rua Pirapitingui, no bairro Liberdade, pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio até o Viaduto Maria Paula. O ato terminou por volta das 18h e, segundo a Polícia Militar, teve a participação de mil pessoas.

 

“A manifestação é para que mostrar às autoridades que a posição dos trabalhadores e do sindicato é contrária à do Poder Público, que quer diminuir a frota ou licitar linhas sem a presença dos cobradores”,declarou Valdevan Noventa, presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas).

 

Segundo ele, não é possível prescindir do trabalho do cobrador, pois, além de receber passagens, ele atua como auxiliar dos motoristas e da própria população.

 

“Ele auxilia a gestante, o deficiente e o idoso. Tem um papel fundamental na cidade, que já é tão complicada pelo excesso de problemas. O cobrador é o auxilio que a população encontra dentro dos ônibus”, acrescentou.

 

Do Executivo municipal, a Lei 16.097 foi aprovada pelos vereadores em dezembro do ano passado. Uma liminar da Justiça suspendeu os efeitos do artigo 16, que faculta às empresasa contratação de cobradores. “Por causa da liminar, permanece a lei antiga, que garante o segundo homem nos carros. Vamos apresentar um projeto para a Câmara mudar o nome de segundo homem para cobrador. É o que estamos exigindo”, explicou Noventa.

 

De acordo com a decisão judicial, o projeto que originou a lei tratava apenas de questões fiscais: regularização de débitos tributários, mediante parcelamento. “Todavia, já em segundo turno de votação, foi incluído o artigo 16, com matéria totalmente estranha a todo conteúdo do projeto originário, alterando a Lei Municipal 13.207/2001, o que tornou, pela nova redação, facultativo o cargo de cobrador de ônibus”. Ainda segundo o texto, a medida poderia levar à demissão 20 mil trabalhadores.

 

Por meio de nota, a São Paulo Transportes (SPTrans) negou que não haja “política que indique a dispensa dos cobradores do sistema municipal de transportes”. Esclareceu que as novas tecnologias, a partir do bilhete único, foram desenvolvidas e implantadas para dar agilidade e facilitar o embarque e desembarque no sistema de transporte. Para a SPTrans, atualmente somente 8% dos usuários pagam passagens com dinheiro.