ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Califórnia aposta em 'beleza da seca' e proíbe irrigação

Data: Terça-feira, 07/04/2015 00:00
Fonte: Peter Bowes BBC News
Getty
Seca na Califórnia está em seu quarto ano; governo tem adotado medidas para enfrentar estiagem prolongada

 

O governador da Califórnia, Jerry Brown, introduziu novas restrições de água diante da queda dos reservatórios do Estado a níveis alarmantes.

 

O Estado enfrenta a ameaça de um desastre ambiental catastrófico em meio a uma grave seca, já em seu quarto ano e que não mostra sinais de melhora.

 

Cientistas da Nasa projetaram que reservatórios podem secar em um ano.

 

A seca é um problema de proporções épicas e que poderia - muitos dizem deveria - resultar em uma grande mudança no comportamento dos moradores locais em relação à água.

 

"Esperamos que as pessoas olhem para um gramado verde e achem isso tão chato quanto fumar passivamente", disse Nancy Vogel, do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia.

 

 

Na semana passada, o governador Jerry Brown anunciou o racionamento de água obrigatório numa escala inédita na Califórnia. O objetivo é reduzir o consumo em 25%.

 

A crise poderá forçar uma mudança no pensamento de muitos na Califórnia, um Estado de migrantes americanos.

 

"As pessoas recriaram paisagens dos lugares que elas vieram, como o centro e o leste (americano) que são locais com mais água, e para muitos o jardim veio com a casa", disse Felicia Marcus, presidente do Conselho Estadual de Controle de Recursos Hídricos.

 

"Isso não é uma necessidade e estamos tentando treinar as pessoas a repensar isso".

 

Mas, mesmo com o agravamento da crise, a água continua a jorrar sem problemas em alguns bairros.

 

É notável que comunidades menos abastadas desfrutam de muito menos vegetação. O ônus será dos endinheirados para que revejam o que pensam ser a paisagem apropriada para a Califórnia.

 

Nancy Vogel acrescenta que os californianos terão que reavaliar sua "noção de beleza", tornando-se mais conscientes em relação à água.

 

"Precisamos chegar ao ponto em que não esperamos que a nossa paisagem se pareça como Iowa", disse.

 

Para Jay Famiglietti, da Universidade da Califórnia e cientista especializado em água do laboratório de propulsão à jato da Nasa, a estratégia de Brown, que tem apelado à emoção, é necessária já que muitos são apáticos à ideia de conservar água. "Acredito que manda uma mensagem muito forte para todos os californianos sobre a gravidade da situação."

 

Livrar-se dos jardins será uma grande mudança de estilo de vida para muitos, mas é a maior medida que californianos podem tomar para aliviar a crise, disse Famiglietti.

 

"A paisagem natural tolerante à seca é bonita - nós apenas temos que acabar com essa coisa de grama... Vivemos num Estado árido e semiárido e precisamos começar a agir dessa forma."

 

Getty
Getty
Reservatórios da Califórnia secaram, como o lago Oroville, visto em 2011 (primeira foto) e em 2014

 

Cidades receberam ordens para que interrompam a irrigação de jardins centrais em estradas e autoridades locais e moradores foram avisados que gramados verdes são coisa do passado.

 

Proprietários não serão forçados a removê-los, embora muitas cidades tenham introduzido limites para o número de dias que sistemas de irrigação podem ser usados.

 

Getty
Californianos estão sendo incentivados a substituir gramados com plantas nativas do clima da região

 

"Para o californiano médio, a maneira mais fácil e rápida para economizar água é desligar os irrigadores", disse Nancy Vogel.

 

Eis o motivo para tanta preocupação com os gramados: cerca de 50% da água utilizada em áreas residenciais é em partes fora de casa.

 

"As pessoas, geralmente, irrigam demais seus gramados e usam a água para fazer coisas que uma vassoura faria", disse Felicia Marcus, presidente do Conselho Estadual de Controle de Recursos Hídricos.

 

 

Novos hábitos

O sucesso dependerá de como as ordens serão aplicadas. Em grande parte, dependerá de órgãos locais descobrirem as melhores formas de reduzir o consumo.

 

Fornecedores deverão fornecer um relatório completo da implementação das novas regras. Eles poderão aplicar multas de até US$ 500 para pessoas flagradas desperdiçando água.

 

Entre as restrições está o fim da irrigação de canteiros centrais em estradas do Estado

 

As próprias agências poderão ser multadas em até US$ 10 mil se não cumprirem as medidas.

 

Mas autoridades dizem que a abordagem será pela educação, com o objetivo de transmitir mensagem sobre conservação. Isso inclui informar proprietários sobre alternativas aos gramados - gratuitamente.

 

Californianos têm recebido diversos conselhos sobre maneiras de economizar água, como não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes, tomar banhos curtos, consertar vazamentos em banheiros, canos e torneiras e não lavar os carros.

 

Em Los Angeles, restaurantes foram forçados a parar de servir água automaticamente nas refeições - economizando água gasta na lavagem dos copos.

 

Não haverá nenhum exército nas ruas, patrulhando medidas de economia de água. Mas algumas agências locais têm incentivado o público a atuar como "policiais da água" ao usar um aplicativo no celular.

 

Moradores estão sendo avisados de que gramados verdes são coisa do passado

 

O programa permite que usuários tirem uma foto do vizinho, que é enviada diretamente à autoridade de água. O resultado, geralmente, é um alerta por carta, mas que pode levar a um processo.

 

"Isso é um pouco assustador", diz Famiglietti sobre a abordagem ao estilo "Big Brother".

 

Getty
Gramas artificiais são apresentadas como alternativa aos gramados, que exigem o consumo de grande quantidades de água