ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Incêndio atinge submarino nuclear em estaleiro russo

Data: Terça-feira, 07/04/2015 00:00
Fonte: AFP

Um incêndio foi declarado nesta terça-feira em um submarino submetido a reparos em um estaleiro localizado a noroeste da Rússia, informou à AFP uma fonte da Defesa Civil.

 

"Houve um incêndio, nada grave. O fogo está sob controle e não há nada com o que se preocupar", declarou a fonte da agência subordinada ao ministério das Situações de Emergência.

 

O motor do submarino nuclear havia sido desativado antes do início dos reparos realizados no porto de Severodvinsk, segundo a agência de notícias russa TASS.

 

O incêndio foi declarado no 9º compartimento, atrás do submarino de propulsão nuclear "Orel" - da classe Oscar II segundo os códigos da Otan - explicou um porta-voz da União de Construtores Navasi, Ilia Jitomirski.

 

O fogo começou no isolamento térmico do submarino, um dos aparelhos da Frota do Norte, com sua base na região de Murmansk.

 

"O combustível nuclear havia sido dispensado do 'Orel', para reparar o submarino em uma doca seca. O motor foi desligado. Durante o incêndio, nenhum membro da tripulação ou trabalhador foi ferido", acrescentou Jitomirski à agência de notícias russa RIA Novosti.

 

De acordo com o blog oficial da empresa responsável pelos conserto, o estaleiro Zviezdotchka, os reparos começaram em 15 de novembro de 2013 e devem durar dois anos.

 

"Não há armas a bordo. Se o submarino estivesse armado, obviamente, ele não seria aceito para reparos", declarou o porta-voz do Zviezdotchka, Nikolai Blinov.

 

"Todos que estavam no submarino de propulsão nuclear deixaram o local, e agora os bombeiros trabalham para apagar o fogo", disse outro porta-voz da empresa.

 

Em 2008, um acidente a bordo de um submarino nuclear Nerpa fez 20 mortos por asfixia no mar do Japão.

 

Incêndios em submarinos nucleares russos são comuns, sem que causem vítimas. O último aconteceu em setembro de 2013 no submarino "Tomsk".