ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Fim do voto secreto recebe apoio

Data: Domingo, 05/04/2015 00:00
Fonte: Gazeta Digital

 

 

 

Propostas de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), para por fim ao voto secreto para todas as ações no Poder, são vistas como positivas por entidades como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Ong Moral. Apesar da aprovação pela iniciativa, as mesmas entidades pedem total transparência e lisura aos atos pertinentes ao Poder Legislativo, devendo ser estendidos a todas as esferas da gestão pública.

 


Representante do MCCE, advogado Vilson Neri, lembrou que a proposta de voto aberto nos legislativos não é nova no país, mas é um elemento importante para a Assembleia Legislativa “que viveu pelo menos 20 anos sob o a gestão do ex-deputado José Riva que direcionava votos”. “É bom implementar na Assembleia essa ação. Acho positiva a ideia do voto aberto e nominal. Mas deve ser aprovada uma mudança geral de transparência dos atos”, disse.

 

Presidente da Ong Moral, o advogado Bruno Boaventura, também considerou a matéria assertiva. E tratou de frisar o empenho a ser feito pelos parlamentares para consolidar a efetiva transparência dos trabalhos da Casa de Leis. “O projeto é interessante e a sociedade aplaude. Só que a transparência tem que ser por inteiro. E queremos participar.

 

O orçamento do Poder Legislativo, os gastos, devem ser explicados”, pontuou Boaventura. Maluf apresentou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) e um Projeto de Resolução que determina o fim do voto secreto no Poder Legislativo. Ele já havia apresentado um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) em dezembro de 2011, com alteração no regimento interno, excluindo o voto secreto em casos como o de perda de mandato, escolha de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e em derrubadas de veto do Executivo. Em 2013, projeto similar foi apresentado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva e pelo deputado Pedro Satélite, ambos do PSD.

 

Na oportunidade, era proposto também o fim do voto secreto na eleição da Mesa Diretora. Porém, as duas propostas não avançaram e foram arquivadas no fim da 17ª legislatura. Agora, os dois projetos foram apresentados para a alteração do texto na constituição estadual e no regimento interno da Casa de Leis. Com essa nova proposta de Maluf para a alteração também na constituição, o fim do voto secreto valerá para as Câmaras Municipais do Estado de Mato Grosso. (As informações são da repórter Sonia Fiori, do jornal A Gazeta)