ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá é recordista na aplicação da Lei Maria da Penha, mas violência ainda assusta

Data: Terça-feira, 08/03/2011 00:00
Fonte:

Blog Sandra Carvalho

Cuiabá é a cidade do Brasil onde há maior aplicabilidade da Lei Maria da Penha segundo declarou hoje (08), Dia Internacional da Mulher, a farmacêutica bioquímica Maria da Penha, ao ser entrevistada por Ana Maria Braga, no Programa Mais Você, da TV Globo.

O dado apresentado pela mulher que deu origem à Lei Maria da Penha deve ser comemorado. Porém, ainda é preciso avançar muito mais na repressão à violência contra a mulher. Agressões e assassinatos continuam ocorrendo, mesmo o agressor sabendo que lei está muito mais rigorosa. Em Mato Grosso, por exemplo, duas mulheres morrem em 12 horas, entre domingo e segunda-feira (06 e 07).

No bairro Cohab Canelas, em Várzea Grande, Célia Regina Escapanário foi encontrada morta dentro de casa. Ela estava caída no chão e há indícios de que tenha sido envenenada. Na noite de domingo (6), Doraci Paula de Oliveira foi assassinada a tiros.

A Lei Maria da Penha, sancionada pelo presidente Lula em 2004, criou mecanismos mais efetivos contra homens violentos.  No programa Mais Você, Maria da Penha ainda orientou os primeiros passos para denunciar violência doméstica (aquela que acontece dentro da casa, praticadas por maridos, amantes, namorados, filhos e filhas): primeiro ligar para o 190 que deve realizar o flagrante e registrar o Boletim de Ocorrências. Se em seguida o homem for solto, o próximo passo é ligar para o 180 – Central de Atendimento à Mulher.

Quem deseja manter contatos com Maria da Penha ou tirar dúvidas e encaminhar informações sobre violência contra a mulher, o endereço é [email protected].