ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Morre aos 117 anos, Misao Okawa, a pessoa mais velha do mundo

Data: Quarta-feira, 01/04/2015 00:00
Fonte: GCN.net.br
Morre aos 117 anos, Misao Okawa, a pessoa mais velha do mundo

Misao Okawa

 

A japonesa Misao Okawa, considerada a mais velha do mundo, com 117 anos, morreu nesta quarta-feira, dia 1º, segundo informações da emissora pública japonesa NHK. Okawa faleceu em um asilo que residia, na cidade de Osaka, às 7h (19h horário de Brasília). 

 

Okawa passou a ser considerada a mulher mais velha do mundo a partir de fevereiro de 2013 e a pessoa mais velha do mundo em agosto do mesmo ano, pelo 'Guinness Book'. O 117º aniversário da carismática japonesa há quase um mês, atraiu as atenções da imprensa local e de curiosos ao redor do mundo que se perguntavam qual o segredo da longevidade dela. De acordo com ela mesma, o maior segredo é viver sem estresse, mas também é importante dormir pelo menos oito horas por dia e comer o que gosta de forma abundante.

 

Até seu 110º aniversário, Okawa caminhava normalmente e não precisava de ajuda para cuidar de si mesma. Apenas nos últimos anos que a japonesa precisou se adaptar a uma cadeira de rodas para se locomover e permanecer em um centro geriátrico para melhores cuidados. Nascida em 5 de março de 1898 em Osaka, ela deixou três filhos, quatro netos e seis bisnetos.

 

Até setembro do ano passado, o Japão tinha cerca de 59 mil pessoas centenárias no país e 87% delas eram mulheres, um número consideravelmente alto de expectativa de vida. O homem mais velho do mundo também é japonês e comemorou em fevereiro deste ano seu 112º aniversário.