ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Amazonas Capacita Gestores Municipais Sobre Bolsa Família

Data: Domingo, 29/03/2015 00:00
Fonte: Jornal de Humaita

 

Foto: divulgação

Foto: divulgação


O Governo do Amazonas iniciou, nesta terça-feira, 24 de março, na sala multiuso da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas – avenida Darcy Vargas nº 77, bairro Chapada, zona centro-sul), a capacitação da primeira turma da Oficina de Acompanhamento Familiar do Sistema de Condicionalidades (Siscon) dos programas sociais do Governo Federal.


O encontro continua nesta quarta-feira, 25, a partir das 8h, e conta com a participação das técnicas da coordenação de Proteção Social Básica (PSB) da Secretaria Nacional da Assistência Social (Cnas), Michelly Eustáqui, e da secretária Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Nathália Leitão.


A oficina faz parte do Calendário de Treinamento 2015 dos trabalhadores do Cadastro Único (CadÙnico) e será desenvolvimento pela Coordenadoria Estadual Bolsa Família, vinculada à Seas. Atualmente, mais de 605 mil famílias estão cadastradas no PBF no Amazonas. Desse total, mais de 365 mil recebem o benefício, que em fevereiro alcançou o investimento de R$ 73.607.138,00 no programa de transferência de renda no Estado.


No primeiro dia, a capacitação reuniu gestores municipais das áreas do Serviço Social, Saúde, Educação e representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Barurí, Novo Airão, Codajás, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba, Manaquiri e Careiro Castanho.


A secretária da Assistência Social de Itacoatiara (a 265 quilômetros), Ariana Araújo, disse que a maior dificuldade enfrentada pelos municípios amazonenses para alimentar o sistema de condicionalidades do PBF ainda é a falta de Internet e o transporte para atender às famílias. “Infelizmente ainda não conseguimos superar essa situação”, disse.


A secretária da Seas, Regina Fernandes, disse que o treinamento da segunda turma acontece nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, também na sala multiuso do órgão e, desta vez, vai reunir representantes dos municípios de São Sebastião do Uatumã, Maués, Anamã, Anori, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Manicoré e Parintins.