ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Encontro debate fortalecimento de Conselho e Ouvidoria Municipal de Saúde em Aripuanã

Data: Quinta-feira, 26/03/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação


Foto Dino Costa


Membros do Conselho Municipal de Saúde, Ouvidoria Municipal e Secretaria de Saúde de Aripuanã, estiveram reunidos na terça-feira (24), com o representante do Conselho Estadual de Saúde, conselheiro Ambrósio Moreira de Sousa Santos e a técnica representante da Ouvidoria Geral, Jedecil Costa.


Durante a reunião foram abordados diversos assuntos, entre eles a estruturação e corpo técnico administrativo do Conselho Municipal de Saúde, bem como a Saúde Pública do próprio Município de Aripuanã. “Foi uma discussão muito positiva, infelizmente algumas autoridades que receberam o convite não compareceram”, observou Ambrósio.


“Além dessas questões, existe ainda a Conferência de Saúde que precisa ser trabalhada, pois serve para ouvir o que a sociedade tem para oferecer como proposta, formando uma diretriz e posteriormente uma política municipal de Saúde”, completou o conselheiro estadual de Saúde.


O encontro aconteceu no Centro de Educação Continuada Dardanelos, e teve ainda o objetivo de formalizar a instituição da Ouvidoria Municipal de Saúde fortalecendo, capacitando e estimulando a participação e a efetivação do controle social. Na oportunidade, a técnica Jedecil Costa falou sobre o papel da Ouvidoria.


“É um órgão subordinado ao Conselho Municipal de Saúde, os quais trabalham em conjunto, servindo de espaço democrático para atender não só as reclamações, mas também elogios e sugestões, a fim de acolher o usuário que foi lesado em seus direitos fazendo a mediação com o gestor para melhorar os serviços oferecidos pelo SUS”, explicou.


Por sua vez, o secretário de Saúde de Aripuanã Junior Antônio Dalpiaz, informou que a Ouvidoria encontra-se instalada e funcionando no Município. “Temos a Ouvidoria instalada nas dependências da Secretaria Municipal, com as caixinhas de recebimento nas Unidades de Saúde, para que o cidadão possa utilizá-las”.


Da mesma forma a reunião serviu para fortalecer o Conselho Municipal de Saúde de Aripuanã, seu funcionamento e suas atribuições, visando através do controle social o aperfeiçoamento do SUS.