ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Petrobras conclui perfuração do 2º poço de extensão em Libra

Estatal confirmou presença de coluna de hidrocarbonetos em boa condição. Poço está localizado na parte central do bloco, na Bacia de Santos.

Data: Terça-feira, 24/03/2015 00:00
Fonte: REUTERS

Petrobras informou nesta terça-feira (24) que o consórcio de Libra concluiu a perfuração do segundo poço de extensão na área, confirmando a presença de uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 200 metros em reservatórios com boas características de permeabilidade e porosidade.


Informalmente conhecido como C1, o poço está localizado na parte central do bloco de Libra, na Bacia de Santos, a cerca de 220 km da costa da cidade do Rio de Janeiro.


"Esse é o segundo poço perfurado com sucesso pelo consórcio de Libra e encontra-se a 18 km de distância do primeiro poço, denominado 3-RJS-731", disse a estatal, que lidera o consórcio, com 40 por cento de participação em Libra.


A área de Libra, leiloada em 2013, pode conter uma das maiores reservas de petróleo do Brasil, com estimativas do órgão regulador (ANP) de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo recuperáveis.


Segundo a estatal, que é a operadora da área, o consórcio dará continuidade ao plano exploratório por meio da perfuração de novos poços com o objetivo de avaliar a área de Libra, que compreende cerca de 1.550 quilômetros quadrados.


O consórcio é formado também por Shell (20 por cento), Total (20%) e as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%). A companhia estatal brasileira Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) é a gestora do contrato.