ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Força-tarefa busca segundo suspeito de matar policial civil em MS

Suspeita é de que comparsa esteja no Paraguai, diz polícia. Crime ocorreu na noite de quarta-feira (18) em Ponta Porã.

Data: Quinta-feira, 19/03/2015 00:00
Fonte: Do G1 MS

Dois paraguaios são suspeitos de matar o investigador da Polícia Civil Cláudio Duarte, de 38 anos, na noite de quarta-feira (18) em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande. Segundo a polícia, um deles, de 34 anos, recebeu voz de prisão e o outro continua foragido.


De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), efetivo de todas as forças foi disponibilizado. A Polícia Militar (PM), por exemplo, enviou para o município equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). A Polícia Civil trabalha com agentes da delegacia da cidade e de várias especializadas: Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar) e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

 

Participam também da busca homens do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e do Corpo de Bombeiros. A Polícia Paraguaia dá apoio para identificar, localizar e prender o outro suspeito do crime.


O crime
Duarte morreu após trocar tiros com suspeito de tentativa de roubo, na área central de Ponta Porã. De acordo com o boletim de ocorrência, um homem de 35 anos saía da academia em uma motocicleta quando foi abordado pelo assaltante. A vítima empurrou o suspeito e correu para o comércio.


O investigador, que estava na academia, ao perceber a situação, deu ordem de parada ao suspeito. Ele inicialmente acatou o pedido, mas repentinamente sacou uma pistola calibre 9 milímetros e atirou contra o servidor público, que revidou.


O policial foi atingido por dois tiros e socorrido por um testemunha para o Hospital Regional, onde morreu. O suspeito também foi baleado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi hospitalizado. Um outro envolvido no crime fugiu.


Conforme o registro policial, antes de tentar roubar a moto, os bandidos tentaram furtar uma caminhonete e um caminhão de bebidas. O caso foi registrado como "roubo, se da violência resulta morte".


Em nota, a Sejusp lamenta a morte de Cláudio Duarte. Veja, na íntegra, a nota de pesar do órgão por conta da morte do policial:


“A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) e a Delegacia-Geral da Polícia Civil manifestam profundo pesar e solidariedade à família, aos amigos, colegas de trabalho e policiais civis, pela morte do investigador Cláudio Roberto Alves Duarte, 38 anos, ocorrida na noite de ontem (18), na rua Baltazar Saldanha, em Ponta Porã”.


“Lotado na Delegacia de Polícia Civil de Aral Moreira, Cláudio Duarte que era muito admirado e querido por colegas de trabalho e amigos, ingressou na Polícia Civil em outubro de 2009, após diversos anos de serviços prestados à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e deixa registrado na Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, uma história de bravura, dedicação, honra, dignidade e muita competência profissional, ao dar a própria vida, para cumprir o dever de servir e proteger a população”.