ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Assembleia abre processo para investigar acidente que matou 3

Trabalhadores morreram vitimas de incêndio ocorrido em um dos gabinetes do Legislativo

Data: Terça-feira, 17/03/2015 00:00
Fonte: MIDIA NEWS/ CAMILA RIBEIRO

Bruno Cidade/MidiaNews

Acidente ocorreu durante reforma no gabinete do deputado Gilmar Fabris, na AL

 
Um procedimento administrativo será instaurado na Assembleia Legislativa para apurar as causas do acidente, na noite da última sexta-feira (13), que ocasionou a morte de três trabalhadores. 


A determinação de investigação foi encaminhada pela Mesa Diretora à Procuradoria Geral da Casa. 


A informação foi confirmada em nota oficial da Secretaria de Comunicação da Casa, na tarde desta segunda-feira (16). 


O acidente ocorreu no gabinete número 114, reservado ao deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), e que passava por reformas. 


Ainda de acordo com a nota da AL, a responsabilidade por reformas ou decoração dos gabinetes cabe a cada um dos 24 parlamentares. 

O comunicado diz também que os deputados têm total autonomia para contratar as empresas prestadoras desse tipo de serviços. 


Paralelo ao procedimento administrativo instaurado pela Assembleia, o acidente é investigado pela Delegacia Distrital do Carumbé, por uma equipe comandada pelo delegado Waldeck Duarte.


Desde a noite do ocorrido, o expediente na Casa foi suspenso para que equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) realizassem perícia no local.


Na manhã de hoje, profissionais realizaram a limpeza das instalações do primeiro andar e seus respectivos acessos e o expediente foi retomado ao meio-dia. 


Três vítimas deram entrada no Pronto-Socorro em estado gravíssimo, não resistiram aos ferimentos e faleceram

Falência múltipla de órgãos 

Entre as vítimas do acidente, estão os trabalhadores Luciano Henrique Perdiza, 27 anos, cujo óbito foi confirmado no início da tarde desta segunda (16), além de Fagner Nunes de Almeida, 28 anos, e Jonatan Bruno Paes, de 24 anos, que morreram no domingo (15). 


Conforme apontam os relatórios médicos emitidos pelo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá – unidade onde as vítimas permaneceram internadas – todos os pacientes apresentaram falência múltipla de órgãos e parada cardiorrespiratória. 


O laudo detalha que Jonatan Paes deu entrada na unidade com 100% da superfície corporal queimada. 


Ele permaneceu internado na sala vermelha da unidade, com queimaduras graves de 2º e 3º graus. 


A equipe médica realizou as medidas de reanimação e ventilação mecânica. 


O paciente foi internado e encaminhado ao Centro Cirúrgico e, em seguida, encaminhado à UTI para as medidas de suporte (antibióticos, hidratação, analgesia, ventilação e outros). 


Ele permaneceu em estado grave evoluindo com falência múltipla de órgãos, apresentando parada cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado pouco depois da meia-noite de domingo. 


Fagner de Almeida também teve 100% do corpo queimado, com lesões de 2º e 3º graus. O paciente também passou pelos mesmos procedimentos aos quais Jhonatan Paes foi submetido. 


Igualmente, Fagner teve falência múltipla de órgãos e faleceu as 8h do domingo. 


Já Luciano Perdiza teve queimaduras de 1° e 2° gruas em 80 % da superfície corpórea e queimaduras 3° grau nas mãos e nos pés causadas por líquido inflamável. 


Segundo laudo, a vítima inalou ar quente e sofreu ainda, queimadura de vias aérea e insuficiência respiratória. A morte de Luciano ocorreu às 13h50 desta segunda-feira. 


Acidente 

O acidente ocorreu no momento em que era realizado o serviço de aplicação de um carpete no gabinete do deputado Gilmar Fabris. 


Os funcionários da empresa contratada para o serviço faziam uso de materiais inflamáveis, como Thinner (solvente) e cola.


Segundo assessoria da presidência da AL, houve uma explosão no momento em que era feito o polimento do piso para receber o carpete.


As vítimas foram socorridas inicialmente por uma guarnição da PM que faz a segurança da Casa e, depois, por uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).