ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vacina contra o HPV já está disponível nas unidades de saúde de Aripuanã

Data: Segunda-feira, 16/03/2015 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

Em Aripuanã a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na terça-feira, dia 10 de março, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). O objetivo é imunizar meninas na faixa etária de 9 a 13 anos, protegendo o público-alvo contra o câncer de colo de útero.  


Para este ano também serão vacinadas mulheres de 9 a 26 anos, que vivem com HIV. Mais suscetível a complicações decorrentes do HPV, esse público tem probabilidade cinco vezes maior de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral.


A inclusão do grupo como prioritário para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI), do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.


Conforme a coordenadora dos programas de Atenção Básica de Saúde de Aripuanã, Valdenea Dantas, a vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município, assim como em Conselvan. “Também estamos preparando uma programação para levarmos as doses da vacina até as escolas e as comunidades rurais”, informou. 


Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.


“Fazemos o apelo às mães para que assumam esse compromisso e levem suas filhas para receberem a imunização contra o câncer de colo de útero, doença que ainda hoje mata tantas mulheres no Brasil”, alertou a enfermeira.


O atendimento ao público nas unidades de saúde de Aripuanã funciona das 7 as 11 e das 13 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira. Mais informações pelos telefones (66) 3565-1400 e 3565-2036.