ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Vice-governador pede desculpa após declaração sobre lista da Lava Jato

João Leão, PP, disse estar 'cagando e andando' à reportagem da 'Folha'. Ele é um dos 4 políticos pela BA com inquéritos autorizados pelo Supremo.

Data: Domingo, 08/03/2015 00:00
Fonte: Do G1 BA

 

O vice-governador da Bahia, João Leão, do Partido Progressista (PP), usou a sua página no Facebook, neste domingo (8), para se retratar após declarar estar "cagando e andando" ao ser incluído na lista do procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, nos pedidos de abertura de inquérito da Operação Lava Jato. A investigação já foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - a apuração abrange outras 48 pessoas, entre elas, três políticos pela Bahia.


João Leão (PP-BA), vice-governador da Bahia, sobre 'cagando e andando' (Foto: Reprodução/Facebook)
João Leão (PP-BA), vice-governador da Bahia,
em retratação (Foto: Reprodução/Facebook)

A declaração foi dada à reportagem da "Folha de São Paulo". Nela, a frase aparece nos seguintes termos: "Estou cagando e andando, no bom português, na cabeça desses cornos todos. Sou um cara sério, bato no meu peito e não tenho culpa".


Na rede social, João Leão "pede desculpas à sociedade" pela declaração. "Foram considerações feitas num momento de profunda indignação e surpresa. Fiquei muito triste porque, ao longo de 28 anos de vida política, jamais passei por tamanha crueldade. Peço desculpas à sociedade", relata.


O político justifica a fala por um "momento de surpresa e indignação" e afirma que o seu nome foi "equivocadamente envolvido". "Não há, da minha parte, nenhuma intenção de ofender o Ministério Público, o Poder Judiciário, ou quaisquer outras instituições essenciais na manutenção do estado democrático de direito, nem pessoas. Exercerei meu amplo direito de defesa e provarei a minha inocência". E completa: "Peço a Deus serenidade. Confio na democracia brasileira, e com o apoio da minha família e dos meus amigos contribuirei para que a verdade surja".

 

No sábado, em nota, assessoria de imprensa do vice-governador afirmou que "este é um dos momentos mais espinhosos" dele, ao longo de sua trajetória política. "Tenho a mais absoluta certeza de que a verdade vai aparecer e todos os fatos serão esclarecidos de forma transparente. De que cabeça erguida, com o apoio dos amigos, da família e do povo, continuarei trabalhando em defesa da Bahia e do Brasil", diz o comunicado.


Outros nomes da BA
Além de João Leão, os políticos da Bahia que estão na lista divulgada pelo Supremo são o ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (PP), o ex-deputado Luiz Argôlo (ex-PP, hoje Solidariedade) e o deputado Roberto Britto (PP).


Por telefone, o ex-deputado Luiz Argôlo informou que "espera ter conhecimento dos autos do inquérito para se pronunciar, mas adianta que não tem nada a ver com a Operação Lava Jato".


Deputado fala sobre citação em investigação (Foto: Reprodução / Facebook)
Deputado fala sobre citação em investigação
(Foto: Reprodução / Facebook)

Já o deputado federal Roberto Britto disse em sua página em uma rede social que ficou "surpreso ao tomar conhecimento da divulgação do seu nome na lista da investigação" e que "de forma tranquila orientou sua assessoria jurídica a fornecer todas as informações para auxiliar a Justiça no que for de direito".


"O Deputado Federal Roberto Britto confia na apuração da Justiça e a verdade será apresentada assim que concluído os trabalhos", diz ainda a publicação na página do deputado federal Roberto Britto na internet.


Também em nota, o ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte informou que tem "a mais absoluta convicção de que as investigações apenas confirmarão a completa insubsistência dos indícios supostamente relacionados" a ele. Ele afirma que está "à disposição das autoridades para cooperar nas investigações" e que nada deve "temer, já que jamais solicitou ou recebeu vantagens indevidas em qualquer cargo público que tenha ocupado e jamais contribuiu para qualquer prática ilícita, o que decerto restará confirmado ao final das apurações".


O ex-deputado afirma ainda que "lamenta que ilações despidas de qualquer suporte em fatos tenham sido suficientes a ensejar debates públicos acerca da sua honorabilidade, a despeito dessa nunca ter sido maculada em mais de vinte anos de vida pública, nos quais jamais foi condenado ou mesmo processado. E certamente assim continuará a ser".


 
OPERAÇÃO LAVA JATO
PF investiga lavagem de dinheiro. 

Investigação
Ao todo, serão investigados 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora, pertencentes a cinco partidos, além de dois dos chamados  "operadores" do esquema – o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e lobista Fernando Soares, o "Fernando Baiano".


O PP é o partido com mais políticos entre os que responderão a inquéritos (32). Em seguida, vêm PMDB (sete), PT (seis), PSDB (um) e PTB (um).


Veja os nomes de todos parlamentares alvos dos inquéritos.

PP
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Roberto Balestra (GO)
- Deputado Roberto Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)


PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)


PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)


PSDB
- Senador Antonio Anastasia (MG)


PTB
- Senador Fernando Collor (AL)


Lista dos políticos investigados na Operação Lava Jato (Foto: Editoria de Arte / G1)