ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Cipem busca apoio da ALMT para destravar Planos de Manejo do setor

Data: Quinta-feira, 05/03/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria Cipem

 


Representantes do setor de base florestal se reuniram com o presidente da Assembleia Legislativa (AL), Guilherme Maluf (PSDB) e com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, para tratar dos entraves que preocupam o segmento, devido a falta de aprovação dos projetos de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs) para a safra 2015. A reunião ocorreu na última quarta-feira (04.03) na sala de reunião da presidência da AL.

 

Durante o encontro ficou definida a formação de um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes do setor florestal e técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para discutir pontualmente as questões que dificultam a operação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso (Sicar), criando alternativas para agilizar o serviços e, assim, conseguir pôr fim aos entraves que dificultam o desenvolvimento da atividade produtiva. A primeira reunião está agendada para próxima segunda-feira (09.03), às 10h, na Sema.

 

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento explicou que o setor está há menos de 30 dias para o início da colheita da madeira no estado e ainda não tem sequer um Plano de Manejo liberado suficiente para atender a demanda do setor.

 

“O fato vem deixando o segmento alarmado, pois poderá abalar a economia das regiões, fechando postos de trabalho sem falar na falta de arrecadação de impostos, que será em cadeia, não conseguindo, dessa forma, o Estado e o Município cumprirem com as obrigações sociais”, pontuou Bento.

 

O presidente da AL, agradeceu a presença da secretária de Meio Ambiente na reunião e falou da preocupação daquela Casa de Leis para com a prestação de serviços realizados pela pasta, e colocou a mesa diretora da AL à disposição para ajudar a encontrar uma forma de equacionar os problemas, visando, assim, dar mais agilidade nos procedimentos internos evitando que empresas sejam fechadas. Consequentemente haverá uma redução de impostos prejudicando a comunidade onde essas indústrias atuam.

 

A secretária justificou que, devido à restruturação da Secretaria, houve uma redução de 105 cargos e também foram realizadas 150 exonerações. Sendo assim, o setor de liberação de Manejo Florestal sofreu um impacto com a redução. "Somente hoje conseguimos realizar algumas nomeações para compor o quadro e, paralelo a isso, estamos estudando uma forma de mitigar esse trabalho, mesmo com pouca estrutura humana. O primeiro passo é a realização da desconcentração, onde os processos passaram a ser analisados nas regionais. Os pilotos serão em Alta Floresta e Sinop, regiões que já têm as melhores estruturas, outra mudança será a vistoria prévia, que não será mais fator obrigatório para a liberação de Manejo".

 

A secretária informou que já foram aprovados 27 processos de PMFSs, uma volumetria de 280 mil m2 de Autorização de Exploração Florestal (Autex) e 43 mil m2 de Plano de Exploração Florestal (PEF), ainda declarou que estão cientes das dificuldades enfrentadas pelo setor devido a esse período de transição de equipe, legislação e também de Sistemas, o qual a Sema aderiu do Governo Federal, o Sicar. “Na próxima semana o segundo modulo estará concluído, o que nos dará condições de dar mais agilidade na análise dos Processos de Manejos” afirmou Peterlini.

 

O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, também presente à reunião ressaltou a importância da atividade econômica e as dificuldades para trabalhar no estado. “A indústria florestal no passado foi a responsável em alavancar a economia do Estado, e, apesar de toda contribuição gerando emprego e renda, sempre teve muitas dificuldades em desenvolver sua atividade econômica. Ainda hoje vejo o setor sofrer pelos mesmos problemas do passado, aprovação dos PMFSs, a situação dos empresários é difícil porque, sem Manejo, não tem como trabalhar, assim acabam fechando as portas das empresas, o que iria gerar problemas sociais em todos os níveis”, concluiu Milan.

 

Também participaram da reunião os deputados Oscar Bezerra (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Romoaldo Júnior (PMDB), Zeca Viana (PDT), Coronel. Taborelli (PV), Wagner Ramos (PR) e Silvano Amaral (PMDB).