ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

No aniversário do Rio, Botafogo aproveita azar de Paulo Victor e vence

Data: Domingo, 01/03/2015 00:00
Fonte: Gazeta Press

Com um gol marcado por Tomas, em bola que bateu na trave e no goleiro Paulo Victor antes de entrar aos 37 minutos do segundo tempo, o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0, no clássico disputado na tarde deste domingo, no Maracanã e que foi incluído nas festividades pelos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro.


O jogo foi disputado com muita intensidade pelas duas equipes. O Flamengo foi bem melhor no primeiro tempo,mas esbarrou na grande atuação do goleiro Jefferson. Já o Rubro-negro da Gávea caiu de produção após as substituições efetuadas por Vanderlei Luxemburgo e acabou superado pelo tradicional adversário. O jogo que marcou a despedida oficial do lateral-direito Léo Moura representou a primeira derrota da equipe da Gávea na atual temporada.


O resultado fez a equipe alvinegra reassumir a liderança do Campeonato Carioca com 19 pontos ganhos. O Flamengo caiu para a quarta posição, com 14 pontos ganhos. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Fluminense,no Maracanã. O Flamengo vai receber o Friburguense,em local a ser definido.


O jogo - O Flamengo começou a partida com maior disposição ofensiva. Marcelo Cirino caía sempre pela direita para tabelar com Léo Moura e criava situações de perigo.Aos três minutos, Renan Fonseca falhou e Cirino investiu pela direita,mas o cruzamento saiu forte demais e não foi alcançado por Alecsandro.


Divulgação/Botafogo F. R.
O jogo foi disputado com muita intensidade pelas duas equipes (Foto: Vitor Silva)

O Botafogo não conseguia trocar três passes no campo ofensivo e seus zagueiros eram obrigados a recorrer a lançamentos, facilmente bloqueados pela zaga rubro-negra. Só aos dez minutos é que o Botafogo chegou na área rubro-negra em cobrança de falta executada por Carleto e facilmente defendida por Paulo Victor. No minuto seguinte, Canteros fez ótimo lançamento para Marcelo Cirino,mas o atacante falhou ao tentar dominar,na grande área.


Aos 13 minutos, após cobrança de falta, Jefferson saiu com precisão para tirar a bola da cabeça de Alecsandro. A sobra ficou com Gabriel que bateu de primeira,mas a bola saiu. Aos 15 minutos. o zagueiro Samir sentiu uma lesão na coxa direita ao saltar para disputar a bola com Bill e precisou ser substituído. Saiu chorando e Bressan entrou em seu lugar.


O time dirigido por Vanderlei Luxemburgo continuava melhor, marcando a saída de bola do adversário, e o goleiro Jefferson teve que sair,outra vez,na cabeça de Alecsandro para evitar que o atacante rubro-negro chegasse à bola. O Flamengo seguia explorando as extremas com Marcelo Cirino e Gabriel que impediam os avanços dos laterais alvinegros.


Depois da parada técnica, o Botafogo chegou ao ataque com um chute longo de Tomas que não levou perigo para Paulo Victor. O Flamengo voltou a ameaçar aos 27 minutos quando Cirino lançou Alecsandro que teve o chute desviado por Roger Carvalho.


O técnico Renê Simões decidiu alterar a equipe e trocou o meia Diego Jardel,desaparecido no jogo, pelo atacante Sassá. E a produção melhorou. Aos 33 minutos, depois de boa troca de passes no campo ofensivo, Willian Arão bateu de fora e Paulo Victor defendeu com segurança. Logo depois, o mesmo Arão recebeu uma bola perdida na entrada da área rubro-negra e chutou,de primeira,mas a bola subiu demais.


Divulgação/Botafogo F. R.
O time alvinegro marcou o primeiro gol aos 37 minutos, com um chute forte de Tomas (Foto: Vitor Silva)

A resposta do Flamengo veio com Marcelo Cirino que se aproveitou da indecisão da defesa botafoguense para concluir,mas a bola saiu fraca e Jefferson fez a defesa. Aos 42 minutos, Carleto bateu falta e Paulo Victor defendeu sem problemas.

 

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Arthur Maia no lugar do atacante Gabriel. E aos três minutos, Arthur Maia fez ótimo cruzamento para a entrada de Márcio Araújo,mas Jefferson saiu na cabeça do rubro-negro e evitou a conclusão.


A resposta do alvinegro veio com Jobson que invadiu pela direita e chutou cruzado para boa defesa de Paulo Victor. E o Botafogo criou sua primeira grande chance aos nove minutos quando Tomas entrou pelo meio e tocou no canto. Paulo Victor conseguiu salvar parcialmente e Léo Moura salvou, mandando para escanteio.


As substituições diminuíram o ritmo do Flamengo e fizeram o Botafogo equilibrar a partida. Aos 19 minutos, Gilberto foi lançado na área, a zaga do Flamengo falhou e o lateral bateu cruzado,para fora, desperdiçando uma grande oportunidade.


O jogo esquentou quando Gilberto acertou Arthur Maia e os jogadores das duas equipes se desentenderam. Bressan chegou a cair no chão, mas os ânimos acabaram serenados. Aos 26 minutos, Diego Giaretta tentou o recuo de cabeça e quase coloca no ângulo direito,mas Jefferson,de forma magnífica,evitou o gol contra,espalmando para escanteio.


O Flamengo voltou a dominar e o Botafogo apenas tentava bloquear as investidas do adversário. O Botafogo voltou a incomodar aos 36 minutos quando Carleto bateu falta e a bola se chocou com o travessão.


E o time alvinegro marcou o primeiro gol aos 37 minutos. Tomas chutou forte, a bola tocou na trave direita, bateu em Paulo Victor,parado no centro, e entrou.


Desesperado, o Flamengo partiu com tudo para buscar o gol dos empate,mas o Botafogo ainda teve a chance de marcar o segundo, quando Gegê cobrou falta no travessão.