ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Moscou mente na minha cara sobre Ucrânia, diz Kerry

Data: Quarta-feira, 25/02/2015 00:00
Fonte: AFP

Brendan Smialowski/AFP

O chefe da diplomacia americana, John Kerry

O chefe da diplomacia americana, John Kerry: ele se recusou, no entanto, a dizer claramente se é favorável a enviar armas dos Estados Unidos para Kiev

 

O secretário de Estado americano, John Kerry, acusou os líderes russos, nesta terça-feira, de mentirem "na minha cara" sobre o envolvimento de Moscou no conflito na Ucrânia e denunciou o que chamou de "propaganda" da Rússia.


O chefe da diplomacia americana se recusou, no entanto, a dizer claramente se é favorável a enviar armas dos Estados Unidos para Kiev para ajudar o Exército ucraniano a combater os rebeldes pró-russos no leste do país.


"A Rússia se engajou em um período notável do mais notável exercício evidente e extensivo de propaganda que eu já vi desde o auge da Guerra Fria", disse Kerry a legisladores americanos.


"Eles têm insistido em seus embustes - mentiras -, como queira chamá-los, sobre suas atividades lá bem na minha cara, na cara de outros, em muitas e diferentes ocasiões", prosseguiu.


Kerry se reuniu várias vezes na Europa com o chanceler russo, Sergei Lavrov, desde que a crise começou, no começo de 2014.


Ao ser perguntado se a Rússia estava mentindo quando negou se havia tropas, ou armas russas na Ucrânia, Kerry respondeu: "sim".


"A Rússia está empenhada em um esforço maciço para influenciar países, recorrer a eles, aproximar-se deles e, fundamental e tragicamente, reavivar um tipo de jogo leste-oeste que pensamos ser perigoso e, francamente, desnecessário", disse Kerry.


Ele insistiu em que Washington está "fazendo um trabalho muito bom ao defender a soberania ucraniana".


A administração Obama está discutindo se aumentará, ou não, seu apoio a Kiev para incluir armas letais.


"Até que o presidente tome sua decisão, eu vou manter minhas consultas privadas e pessoais com ele", afirmou.


Kerry já pediu ao Congresso e à comunidade internacional, porém, que aumente seu apoio econômico à Ucrânia.


"Todos devemos estar preparados para apoiar e estender a mão economicamente à Ucrânia, enquanto reformarem e tentarem implementar seu sonho e sua visão", disse Kerry, ao Comitê de Apropriações do Senado, no começo de dois dias de audiências sobre o orçamento.


"Não é suficiente fazer (o presidente Petro) Poroshenko vir aqui e ter 40 aplausos de pé e, depois, não fazer o que realmente o ajudará a criar a democracia que ele quer criar", acrescentou.


Ministros das Relações Exteriores de França, Alemanha, Rússia e Ucrânia se reuniram em Paris, nesta terça-feira, em uma nova tentativa para salvar o cambaleante plano de paz para o leste da Ucrânia, costurado na capital bielo-russa, Minsk, 12 dias atrás.