ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

França considera acordo europeu com a Grécia um bom compromisso

Data: Sábado, 21/02/2015 00:00
Fonte: AFP

O presidente francês, François Hollande, chamou neste sábado de "bom compromisso" o acordo concluído na sexta-feira em Bruxelas para prolongar por quatro meses o programa de ajuda europeu à Grécia, o que evitou a eventual saída de Atenas da Eurozona.


"Foi alcançado um bom compromisso para a Europa e para a Grécia", disse Hollande durante uma visita ao Salão da Agricultura de Paris, onde reiterou que a Europa buscou uma "boa solução, consistente em prolongar o financiamento e permitir à Grécia garantir sua transição e poder cumprir com seus compromissos".


"A boa solução também passava por dar tempo tempo para aplicar suas reformas e para manter também o respeito aos eleitores gregos", completou.


Após uma reunião dos 19 ministros das Finanças da zona do euro, a Europa se comprometeu a prolongar o financiamento da Grécia durante quatro meses, mas com condições rígidas que serão submetidas à análise, a partir da próxima semana, da 'troika' de credores (UE, BCE e FMI).


Para Hollande, "a Grécia realizou muitos esforços nos últimos anos".


"Agora precisamos dar tempo, mas ao mesmo tempo há que respeitar os compromissos, já que são os contribuintes franceses, alemães e europeus que permitiram que a Grécia possa seguir adiante", completou Hollande.


"Quando a França e a Alemanha chegam a um acordo, toda a Europa sai reforçada", disse.