ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Maluf deseja realizar sessões itinerantes

Data: Domingo, 15/02/2015 00:00
Fonte: Laura Nabuco, repórter de A Gazeta

 

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB) anuncia um “novo marco do Poder Legislativo”, na busca pela consolidação da proximidade com os 141 municípios, e junto à população das cidades. 


O novo planejamento estratégico, sob coordenação de Maluf e em discussão com a Mesa Diretora, prevê a realização, na reabertura dos trabalhos legislativos, no final deste mês, de sessões itinerantes em municípios pólo de Mato Grosso, contemplando Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra e Sinop. As mudanças de ordem administrativa, também prevêem impulso à política de valorização da área cultural, com ampliação da oferta de apoio ao setor, transformando o Teatro do Poder em ponto de massificação da produção cultural mato-grossense.


Esses, entre outros itens, estão na lista prioritária do novo modelo de gestão do Poder Legislativo. “Estamos passando por um período de mudanças na Assembleia Legislativa e teremos muitas ações para acentuar as atividades disponibilizadas pelo Legislativo a vários setores do Estado, como o cultural. Existe uma preocupação da Casa de fazer chegar à população o conhecimento das ações parlamentares, por isso a decisão de realizar as sessões itinerantes que em princípio, serão quatro por ano”, explicou Maluf.


O novo marco do Poder está ligado à Reforma Administrativa. São duas frentes, sendo o estudo que mapeia o quadro de servidores, e a análise sobre as alterações de ordem de gestão interna. É foco do presidente do Poder a economia dos recursos. O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015 prevê destino de R$ 316 milhões para o Legislativo estadual. O montante poderá ser acrescido, considerando o excesso de arrecadação, garantido constitucionalmente.


A maioria dos parlamentares concorda com a necessidade de enxugamento de gastos, mas ainda não há consenso sobre a possibilidade de o Poder abrir mão das suplementações orçamentárias, como espera o governador Pedro Taques (PDT). O chefe do Executivo de Mato Grosso tenta, junto aos Poderes Constituídos, colaboração a título de revisão de recursos, para ampliar a margem de verba pública destinada a investimentos. Entre as áreas prioritárias de Taques está a saúde, devido à urgência.


Guilherme Maluf garante ainda o estreitamento de laços com os Poderes, além de entidades como a União das Câmaras Municipais do Estado (Ucmmat) e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).