ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Na mira do TCU e com aposentadoria de 62 mil

Data: Quarta-feira, 11/02/2015 00:00
Fonte: Revista Voto


Envolvido em polêmicas, Aldemir Bendine assumiu oficialmente esta semana a presidência da Petrobras para tentar limpar a imagem da estatal. O Tribunal de Contas da União (TCU) já iniciou investigação sobre o empréstimo de R$ 2,7 milhões feito pelo Banco do Brasil à empresária e socialite Val Marchiori. A operação foi realizada em 2013, na gestão de Bendine, que é amigo da socialite. 

 

 Bendine não entrou nas especulações desses últimos dias. Foto Divulgação
Bendine não entrou nas especulações desses últimos dias.
Foto Divulgação

O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, deixou o comando do Banco do Brasil com aposentadoria calculada com base no salário mensal de R$ 62,4 mil, embora as associações de funcionários e aposentados do maior banco do País sejam contrárias ao que chamam de "aposentadoria cheia" — na qual se somam aos vencimentos benefícios como férias e vale-alimentação.



Bendine não entrou nas especulações para substituir Graça Foster. Foi uma espécie de "nome secreto" da presidente Dilma. As especulações se davam em torno dos nomes de Henrique Meireles, Luciano Coutinho, Murilo Ferreira e até de um nome do mercado, Paulo Leme. Prevaleceu a escolha pessoal da presidente, segundo a jornalista Cristiana Lôbo.



Bendine assume após o desgaste da estatal em meio às investigações da Operação Lava Jato. O novo chefe da petroleira comandava o Banco do Brasil desde 8 de abril de 2009, durante o governo Lula. 



Na época, ele foi escolhido para reduzir os juros e aumentar o crédito, mas mudança foi mal recebida pelo mercado, quando as ações do BB caíram 8,15%.