ARIPUANÃ, Sexta-feira, 26/04/2024 -

NOTÍCIA

Naufrágio na Líbia deixou 200 mortos, diz sobrevivente

Data: Quarta-feira, 11/02/2015 00:00
Fonte: Agência ANSA

O naufrágio ocorrido no último domingo (08) deixou cerca de 200 mortos e não 29 como foi noticiado, informaram os nove sobreviventes que chegaram hoje (11) à ilha de Lampedusa, na Itália. Uma embarcação com mais de 100 pessoas também pode estar à deriva.


Segundo eles, eram quatro barcos infláveis que estavam tentando chegar ao continente europeu naquele dia: um com 106 pessoas, um com 105, um com 107 e outro com mais de 100. Os sobreviventes contaram que o mar agitado e uma tempestade viraram duas embarcações e afastaram as outras duas. Todas as pessoas que estavam tentando chegar à Itália eram originárias do Mali e do Senegal e saíram da Líbia no sábado (07). Eles ainda explicaram que as 105 pessoas salvas pela Guarda Costeira italiana e por um navio mercantil estavam em apenas um dos barcos. Nesta embarcação, morreram as 29 pessoas por hipotermia.


Os nove sobreviventes que chegaram hoje à ilha contaram que foram salvos por um navio comercial e que se salvaram se segurando em pedaços de madeira.


Eles também explicaram que não sabem informar o que aconteceu com a quarta embarcação. Com as novas informações, a Guarda Costeira anunciou que um navio e um helicóptero serão enviados ao local do naufrágio para tentar recuperar os corpos das vítimas e verificar onde está o quarto bote.


A região de Lampedusa tem outra grande tragédia na história. Em 3 de outubro de 2013, uma embarcação líbia naufragou e provocou a morte de mais de 360 imigrantes ilegais. Os naufrágios nesta região são frequentes, pois a área é considerada a porta de entrada mais "fácil" da Europa.