ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pesquisa mostra perda de popularidade e de confiança em Dilma Rousseff

Data: Domingo, 08/02/2015 00:00
Fonte: Portugal Digital

Divulgção
 
Pesquisa mostra perdade popularidade de Dilma



A pesquisa do instituto Datafolha indica que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta; 54% dizem que é falsa; e 50%, indecisa. A maioria dos entrevistados (77%)diz que Dilma Rousseff sabia do esquema de corrupção na Petrobras. 

 

Brasília - O governo da presidente Dilma Rousseff é considerado ótimo ou bom por 23% dos inquridos e avaliado negativamente por 44%, de acordo com dados da pesquisa pesquisa Datafolha divulgada sábado (7).


A pesquisa foi feita entre terça-feira (3) e quinta-feira (5) e foram ouvidos 4 mil eleitores em 188 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


A pesquisa mostra que avaliam o governo de Dilma como "ótimo/bom" 23%; regular: 33%; e  ruim ou péssimo: 44%. Não sabe ou não respondeu: 1%


Para 46% dos brasileiros ouvidos, Dilma Rousseff mentiu durante a campanha eleitoral do ano passado, que levou a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) a obter um segundo mandato; outros 14% dizem que a então candidata falou apenas mentiras durante o processo.


A pesquisa  do instituto Datafolha indica que 47% dos brasileiros consideram a presidente desonesta; 54% dizem que é falsa; e 50%, indecisa.


Segundo os dados publicados,  26% dos eleitores acreditam que a situação econômica do próprio entrevistado irá piorar neste ano, enquanto outros 38% consideram que a situação deve permanecer como está.


Quanto ao escândalo de corrupção na estatal brasileira de petróleo e gás Petrobras, envolvendo executivos, empresários, políticos e partidos da área governamental, incluindo o PT e o PMDB, conforme denúncias tornadas públicas pelo Ministério Público, só 14% dos que responderam  dizem que Dilma não sabia do esquema de corrupção, enquanto 77%  acreditam que a presidente do Brasil sabia do esquema.


Destes 77%, 52% dizem que Dilma Rousseff sabia do esquema de desvio bilionário de dinheiro da Petrobras e deixou que o esquema continuasse, enquanto 25% dos que disseram que tinha conhecimento dos desvios, afirmam que, mesmo sabendo, Dilma nada pôde fazer.


A pesquisa do Data Folha mostra ainda que 21% dos inquiridos veem a corrupção como o maior problema do Brasil, atrás apenas da saúde apontada por 26%.