ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã na lista: Mato Grosso pede mais 61 profissionais do Programa Mais Médicos

Data: Sexta-feira, 06/02/2015 00:00
Fonte: Poconet

A população de Mato Grosso será beneficiada com a expansão do Programa Mais Médicos. No total, 34 cidades e 1 Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) aderiram ao novo edital da iniciativa e solicitaram 61 profissionais para atuar no estado. Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa. Com isso, o governo federal vai garantir em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde do país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas. 



Os municípios que solicitaram foram Alto Paraguai, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Colíder, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Juína, Juruena, Mirassol dOeste, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica. A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). 



A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico. “A enorme adesão dos municípios mostra o impacto e a confiança que os gestores têm no programa, além da sua importância para a estruturação e expansão do atendimento. Essa nova etapa do Mais Médicos é uma oportunidade de ampliarmos e expandirmos o impacto do programa para 63 milhões de pessoas”, comemorou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.784 novas oportunidades. 



O Sudeste solicitou 1.019 médicos, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393). Também serão abertas 35 oportunidades nos Distritos Indígenas. Dentre as 4.146 novas vagas disponíveis, 361 são para reposição de profissionais que deixaram o programa.